Educação

Instituto da Criança busca inovação em tratamentos

O Instituto da Criança, do Hospital das Clínicas, em São Paulo (SP), trabalha há dois anos para reduzir o impacto dos exames de imagem nos pequenos que estão em tratamento.

Em 2013, houve ambientação das salas, com luzes coloridas, músicas e vídeos, para relaxar os pacientes. E o centro médico já colhe resultados: houve redução de até 22 vezes em relação à emissão de radiação nos exames e em 33% da necessidade de sedação antes da tomografia. “Conseguimos, pela primeira vez, agregar um bom ambiente, tecnologia moderna e a compreensão mútua de médicos e pacientes sobre as mudanças que pretendemos”, afirma o radiologista Marcelo Valente.

Pesquisadores ingleses e australianos atestaram que a exposição de exames como raio-X e tomografia está associada ao maior risco para o desenvolvimento de cânceres como leucemia, linfomas e tumores cerebrais nas pessoas que recebem a radiação.

O projeto Diagnóstico Amigo da Criança teve início na sala de tomografia, com o intuito de minimizar o uso de sedativos nas crianças.

Fonte: Diário de SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *