Educação

'Treinar' crianças sobre gastos também pode evitar dor de cabeça

Crianças e férias podem ser uma mistura explosiva para o bolso. Com a necessidade de entreter os filhos durante o tempo livre, muitos pais se veem com dificuldades de impor limites aos muitos pedidos.

E o reflexo disso é uma escalada nos gastos que pode comprometer o orçamento familiar mais à frente. “Com filhos pequenos, esse exercício de controlar as finanças pode ser mais complexo”, afirma Otto Nogami, professor do Insper, instituto de ensino e pesquisa. Por isso, os pais podem adotar pequenas medidas para evitar descontrole.

Antes de um passeio, montar um “kit de sobrevivência” com sucos, refrigerantes, biscoitos e doces já reduz gastos com o mesmo item nas ruas. A dica também vale para quem vai viajar. “Ao chegar a uma cidade, procure um supermercado. Dá para fazer compras básicas, como água, refrigerante e salgadinhos, que chegam a ser 60% mais baratos do que nos hotéis”, diz Nogami.

No hotel, tomar um café da manhã reforçado também é uma estratégia para diminuir gastos com alimentação na viagem. Alguns estabelecimentos oferecem na diária outras refeições, o que alivia o bolso.

Fonte: Folha de SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *