A férias escolares já começaram! E a garotada já está aproveitando os dias de lazer, os passeios e as viagens.

Certamente, a diversão está sendo garantida, afinal, o que eles mais querem é aproveitar cada minuto das valiosas férias.

Porém, é importante lembrar que, a alteração da rotina de horários e algumas mudanças podem comprometer o bom funcionamento do organismo, já que o relógio biológico estava acostumado às atividades do dia a dia, pertinentes ao período letivo. E, com a mudança brusca, é inevitável que ele fique desregulado.

Também é preciso exercitar o cerébro da garotada o tempo todo para que eles não voltem às aulas “enferrujados”.

De acordo com a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, é comum, nesta época, as crianças ou os adolescentes dormirem tarde e acordarem mais tarde ainda, comerem em horários diferentes do habitual ou, até mesmo, esquecerem de fazer uma ou outra refeição.

Tudo na vida é aprendizagem. Então, as férias não devem ser ocupadas somente pela televisão e videogame. É preciso atividades que incentivem os pequenos e adolescentes.

A leitura de livros em família é um exemplo. Também é possível pedir para que as crianças façam um resumo ou uma peça sobre o livro que leram.

Fonte: Bem Pará OnLine

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles