A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é a maior do gênero no mundo e tem uma missão social das mais importantes. Cerca de 19 milhões de estudantes de todo o Brasil se inscrevem anualmente na competição, que, em sua décima edição, premiará 6,5 mil participantes.

O objetivo dessa competição, promovida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), é premiar não só os alunos, mas também escolas e professores, que recebem desde materiais didáticos até computadores.

O medalhista tem a chance de cursar o Programa de Iniciação Científica Jr.(PIC), que prevê aulas à distância e presenciais ministradas em 180 universidades espalhadas pelo país, além de uma bolsa de R$ 100 por mês.

Durante o PIC, é aplicada uma prova para selecionar os 24 alunos que participarão do Programa Especial para Competições Internacionais (PECI). No período de um ano, os alunos passam por um treinamento de altíssimo nível, que inclui seis encontros presenciais em Brasília.

Fonte: O Globo

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles