A taxa de analfabetismo entre adultos no Brasil tem caído nas últimas duas décadas e a educação pública básica já é capaz de atingir praticamente todas as crianças.

Mas por que a escola por aqui ainda é tão ruim? Essa pergunta foi feita por um grupo de dez jovens empreendedores brasileiros – metade deles com passagem por Harvard (EUA), a melhor universidade do mundo – a cem representantes de vários setores do Brasil.

A ideia foi levantar problemas e apontar soluções. Tudo isso foi reunido no manifesto “Mapa do Buraco”. Uma das questões apontadas é a baixa atratividade da carreira docente no Brasil.

“O professor brasileiro ganha mal e não tem status na sociedade”, diz Renan Ferreirinha Carneiro, 20, estudante de economia em Harvard, com bolsa da Fundação Estudar, e um dos idealizadores do projeto.

De acordo com o diagnóstico, apenas 2% dos estudantes brasileiros pensam em ser professores. Em países como Finlândia e Coreia do Sul, donos dos melhores indicadores de ensino do mundo, essa taxa é de 30%.

Fonte: Folha de SP

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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