Cerca de 120 milhões de meninas no mundo, quase uma em cada dez, foi vítima de abusos sexuais antes de completar 20 anos, revelou um novo estudo da Organização das Nações Unidas (ONU), que também estabelece que o homicídio é a principal causa de morte de jovens da América Latina.

A agência de defesa dos direitos da infância da ONU, Unicef, afirmou em um estudo sobre violência contra as crianças ao redor do mundo que um quinto do total de vítimas de assassinatos são crianças ou adolescentes com menos de 20 anos.

Em países latino-americanos como Venezuela, Colômbia, Panamá ou Brasil, a principal causa de morte de adolescentes e jovens de 10 a 19 anos é o homicídio, indica o relatório, intitulado “Ocultos em plena luz”.

No Brasil, 11 mil crianças e adolescentes foram vítimas de homicídio em 2012. Esse é o maior estudo realizado até agora sobre violência contra crianças e adolescentes, e inclui dados de 190 países, segundo a agência.

Fonte: Diário de Pernambuco

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles