O Brasil é um dos líderes mundiais na violência contra crianças e adolescentes. Segundo relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o País é o vice-campeão global no número de homicídios de jovens de zero a 19 anos, com mais de 11 mil mortes em 2012 – atrás apenas da Nigéria, com cerca de 13 mil.

E tem a sexta maior taxa de incidência deste tipo de crime sobre esta população, 17 a cada 100 mil habitantes da faixa etária, num ranking que é liderado na maioria por nações atingidas por conflitos de gangues armadas e guerras civis, como El Salvador (27 a cada 100 mil) e Guatemala (22), seguidas de Venezuela (20), Haiti (19) e Lesoto (18).

De acordo com o Unicef, ao todo aproximadamente 95 mil crianças e adolescentes foram vítimas de assassinatos ao redor do mundo só em 2012, a maior parte, 90%, em países de renda média e baixa, especialmente na América Latina, Caribe e África.

Fonte: O Globo

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles