Juan Dias concluiu o 3º ano neste mês. Ele aguarda o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e deseja fazer faculdade de artes cênicas. A diferença entre Juan e os demais colegas de classe do Centro Educacional 1 do Cruzeiro, no Distrito Federal, é que ele tem 22 anos e acumula três reprovações no histórico escolar: duas no 1º ano do nível médio e uma na 7ª série do ensino fundamental.

Apesar de Juan ser uma exceção na escola em que estuda, essa é a realidade de quase metade dos jovens brasileiros, que não conseguem concluir a educação básica até os 19 anos, a idade ideal. Levantamento que o movimento Todos Pela Educação (TPE) divulgou mostra, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2013, que apenas 54,3% dos estudantes brasileiros concluíram o ensino médio até os 19 anos.

A proporção é inferior ao índice de 63,7%, estabelecido pela entidade como uma das metas a serem atingidas até 2022 em um esforço conjunto para garantir o direito à educação de crianças e jovens no País. Os dados para o ensino fundamental também não foram satisfatórios.

Enquanto a meta sinaliza 84%, apenas 71,7% dos alunos conseguiram finalizar a etapa até os 16 anos. O monitoramento mostra que, entre 2007 e 2009, os indicadores almejados para o período foram atingidos, mas, desde então, têm se afastado do objetivo.

Fonte: Correio Braziliense

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles