A Apple perdeu a vantagem sobre o Google nas escolas dos Estados Unidos. Os laptops Chromebook passaram tablets iPad pela primeira vez como aparelhos mais populares nas compras feitas para alunos.

No terceiro trimestre, o Google forneceu 715,5 mil dos laptops de baixo preço para escolas dos EUA ante 702 mil iPads, segundo a empresa de pesquisas IDC. O Chromebook, com preço inicial de US$ 199, saiu do zero dois anos atrás e já controla mais de um quarto do mercado.

O multibilionário mercado da educação se tornou campo de batalha para fabricantes que buscam conquistar a próxima geração. Tradicionalmente, o domínio cabia a aparelhos com o Windows, com décadas de vantagem sobre iPads e Chromebooks. Mas as escolas buscam alternativas de menor custo.

É a primeira vez que o Google supera a rival em vendas e consolida a liderança sobre a Apple nessa área. “Os Chromebooks estão realmente ganhando impulso”, diz Rajani Singh, analista de pesquisa da IDC. “O crescimento do Chomebook é séria preocupação para o iPad.” Samsung, HP, Dell e Acer produzem Chromebooks e promovem o aparelho nos conselhos de educação, diz.

Custo inicial baixo e administração mais simples os tornam mais atraentes, se comparados aos tablets Apple, mais caros, com preço inicial de US$ 379 para iPad Air de 2013, incluído o desconto para instituições escolares.

Fonte: Folha de SP

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles