Imagem: Alunos do cursinho de Sobral recebem material pedagógico gratuito

Estão abertas, até 3 de fevereiro, as inscrições para o cursinho pré-universitário Espaço Novo Acadêmico (ENA), projeto de extensão do Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral criado em 2005. Podem participar do processo seletivo alunos da rede pública, apresentando, no ato de inscrição, os seguintes documentos: RG, CPF e comprovação de que concluiu ou ainda cursa o ensino médio em escola pública, além de comprovante de pagamento da taxa única de R$ 25,00 para fazer a prova, a ser realizada no próximo dia 5, das 19h às 22h, no Curso de Medicina (Rua Comandante Maurocélio Rocha, s/n, Derby). A prova consta de 40 questões objetivas de conhecimentos gerais – não há redação.

São ofertadas, inicialmente, 50 vagas. Será também formada uma lista de espera para chamar candidatos classificáveis, caso surjam novas vagas. O início das aulas está previsto para o dia 2 de março. O ENA é um cursinho preparatório gratuito, portanto, não é preciso pagar mensalidades. Todo o material pedagógico utilizado é também gratuito, incluindo, entre outros itens, resumos de obras literárias, laboratório de redação, simulados e provas de vestibulares e apostilas. As aulas acontecem das 18h30min às 21h50min, de segunda a sexta-feira, em salas climatizadas do Curso de Medicina de Sobral, com apoio multimídia e de pessoal técnico-administrativo.

Além de preparar alunos para os vestibulares locais, o cursinho também é voltado para quem deseja fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sendo orientado pelo Prof. Geison Lira. São coordenadores do projeto os estudantes Glício Arruda Brito, Catarine Rodrigues Braga e Tiago Dirceu Galdino Saraiva, todos acadêmicos do quinto semestre de Medicina. Segundo Glício Brito, o objetivo do projeto “é fazer com que os acadêmicos de Medicina estejam engajados na progressão social da comunidade participante, principal causa da ação de extensão, por meio do acesso às instituições de ensino superior”. Os professores também são alunos do Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral.

No último vestibular da Universidade Vale do Acaraú (UVA), referente a 2015.1, o ENA obteve excelentes resultados: aprovações em Direito (5º lugar), Enfermagem (6º lugar), Química – bacharelado (4º lugar), Administração (5º lugar), Pedagogia (8º, 16º e 28º lugares) e Engenharia Civil (10º lugar).

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (88) 3611 8000 (Regina) e (88) 9703 9264 (Glício).

Fonte: Glício Arruda Brito, coordenador do Espaço Novo Acadêmico – fone: 88 9703 926

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles