Educação

UECE oferece curso preparatório para ingresso na carreira de diplomata

Um sonho que parecia impossível de se concretizar agora pode se tornar realidade: seguir carreira na diplomacia. Um curso gratuito preparatório para o Instituto Rio Branco, vinculado ao Ministério das Relações Exteriores, será oferecido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), realizado em parceria com o procurador da República e professor da UECE, Oscar Costa Filho. As inscrições acontecem até 30 abril.

Este é um projeto piloto na UECE voltado prioritariamente para estudantes com perfil socioeconômico definido pelo Programa de Bolsas de Permanência Universitária (PBEPU), tanto para os classificados como para os classificáveis que se encontram na lista de espera.

Serão ofertadas 60 vagas para estudantes bolsistas do PBEPU, com cotas para jovens universitários de famílias de baixa renda das comunidades do entorno do Campus do Itaperi, desde que atendam aos critérios adotados para seleção dos cursistas.

Podem se inscrever estudantes bolsistas do PBEPU e estudantes universitários moradores das comunidades do entorno do Itaperi, que atendam seguintes critérios: a) ter interesse pessoal pela formação; b) ser bolsista ou estar na lista de espera do PBEPU, para o caso de estudantes da UECE; e c) estar cursando até o terceiro semestre do seu curso.

Uma iniciativa das Pró-Reitorias de Extensão (PROEX) e de Políticas Estudantis (PRAE), o curso preparatório da UECE para seleção no Instituto Rio Branco terá duração de dois anos e tem por objetivo proporcionar formação acadêmica multidisciplinar, habilitando os cursistas a concorrer à seleção de ingresso na carreira de diplomata.

Serão duas turmas com 30 participantes cada, sendo uma no turno da manhã e outra no da tarde, com encontros uma vez por semana, com carga horária de quatro horas semanais. O conteúdo do curso preparatório corresponde às disciplinas constantes do Processo Seletivo do Instituto Rio Branco e o curso será coordenado pelo professor Oscar Costa Filho.

As inscrições serão realizadas exclusivamente de forma presencial nas secretarias da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRAE), mediante preenchimento de formulário de inscrição.

As inscrições serão realizadas até amanha, 30 de abril, no horário das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. O Curso Preparatório está previsto para começar em maio.

Fundado em 1945, o Instituto Rio Branco é responsável pela seleção e treinamento dos diplomatas brasileiros, em processo contínuo de formação: Curso de Formação, na etapa inicial da carreira; o Curso de Aperfeiçoamento de Diplomatas (CAD), para Segundos Secretários e o Curso de Altos Estudos (CAE) para Conselheiros.

Para maiores informações, procurar as Secretarias da PRAE (3101 9675/9674) e da PROEX (3101 9654/9655).

Ficha de inscrição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *