Educação

Criada em 1961, Revista de Medicina da UFC é retomada

Imagem: Capa da nova edição da Revista da Medicina da UFC

A Faculdade de Medicina está retomando a Revista de Medicina da UFC, publicação de cunho científico criada em 1961, que estava suspensa desde 2001. A Revista tem caráter multidisciplinar, trabalhando com a produção científica de diversas áreas da saúde, tanto da UFC como das demais universidades.

Além disso, ela tem formato eletrônico aberto. A publicação conta com apoio da Gerência de Ensino e Pesquisa dos Hospitais Universitários e está indexada no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

O Prof. Herlânio Carvalho, um dos editores-chefes da publicação, lembra que, desde 2001, houve um crescimento significativo da produção acadêmica no campo da Saúde. Atualmente, a UFC dispõe de 12 cursos de pós-graduação na área da saúde, 29 cursos de residência médica, residências multiprofissionais, de enfermagem obstetrícia e de farmácia hospitalar.

“O objetivo da Revista é contribuir para a divulgação e o desenvolvimento da pesquisa científica da área médica e ciências afins. Esperamos retomar a periodicidade para aumentar a visibilidade, acessibilidade e credibilidade”, explica o Prof. Herlânio. Podem ser submetidos artigos inéditos de pesquisa, original ou de revisão, além de relatos de casos, protocolos de conduta, artigos de opinião e short communications.

Segundo o Prof. Herlânio, a ideia é que a revista tenha periodicidade semestral em 2015, passando a trimestral em 2016. Esse aumento da frequência é importante para que a publicação possa vir a ser indexada em portais como Litacs, Scielo e PubMed, repositórios bibliográficos eletrônicos que reúnem periódicos de referência em um mesmo banco de dados.

A primeira edição da retomada começou a ser distribuída em maio, com data de dezembro de 2014. Uma nova edição deve ser lançada já em junho próximo.

Fonte: Prof. Herlânio Costa Carvalho, editor-chefe da Revista – fone: 85 3366 8041

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *