Atores de toda a cadeia do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Ceará estarão reunidos no dia 24 de agosto para discutir os entraves e as oportunidades na área, com vistas ao desenvolvimento do Estado. O Seminário +TICeará: Conhecimento, Oportunidades e Desenvolvimento é uma realização do governo estadual, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e tem a parceria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e Câmara Setorial de TIC/Adece, com o apoio da Citinova e do Senac. As inscrições devem ser feitas aqui.

O evento acontecerá no auditório do anexo II da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Rua Barbosa de Freitas, S/N – Dionísio Torres). Órgãos estaduais, universidades, mercado, produtores de bens e serviços de TIC, financiadores e investidores debaterão sobre as potencialidades para o setor com foco em inovação, capital humano e políticas de fomento e incentivo. O objetivo é fazer uma ação multissetorial para sugerir um programa unificado e integrado de ações e políticas públicas de TIC para o Ceará.

Há no Estado cerca de mil empresas dedicadas exclusivamente à TIC com bom rendimento. Destas, 10 já faturam mais de 500 milhões. “A área contribui de forma significativa para a economia do Estado. Além de ser uma indústria forte, tem uma enorme transversalidade com diversos setores da economia – saúde, indústria, serviços, transportes, agropecuária, administração pública, ensino, pesquisa, dentre outros”, destaca o secretário da Secitece, Inácio Arruda.

Vocação cearense e setor sustentável

O setor de TIC estadual cresce 15% ao ano e gera empregos de alta qualidade para Fortaleza e interior, de forma ecológica e sustentável. “A TIC gera emprego, pesquisa, produtos – tudo isso sem consumir água. Temos a inteligência, mas precisamos descobrir como desenvolver uma política interessante para atrair mais empresas para o setor, induzir nossa academia a produzir mais e ampliar os investimentos”, pondera o secretário.

Mesmo sendo vocação natural do Estado, é preciso lidar ainda com um alto movimento migratório do setor. Atualmente, 60% dos alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) são do Ceará. No ano passado, só a Funcap investiu mais de R$ 9 milhões diretamente em TIC, sem contar os financiamentos do CNPq, Finep e Capes. Mesmo assim, há muitos entraves que barram o desenvolvimento da área no Estado e que serão discutidos no seminário.

Serviço:

Seminário +TICeará | Conhecimento – Oportunidades – Desenvolvimento

Data: 24 de agosto de 2015

Horário: 8h30

Local: Assembleia Legislativa do Ceará

Auditório Dep. João Frederico Ferreira Gomes – Anexo II

(Rua Barbosa de Freitas S/N – Dionísio Torres – Fortaleza/CE)

Realização: Governo do Estado/Secitece, com apoio da SDE

Mais informações: (85) 3101-6466

Inscrições

Programação

08h30 – Credenciamento

09h – 10h – Solenidade de abertura

10h30 – 12h – Painel I – Políticas Públicas de TIC

Palestrante: Virgílio Almeida – Secretário de Políticas de Informática do MCTI

Debatedores: Presidente Etice – Adalberto de Paula Pessoa, Presidente Citinova – Tarcísio Pequeno, Diretor CTI Renato Arche – Victor Mammana, Presidente Câmara Setorial de TIC/Adece – Márcio Braga

Intervalo

14h – 16h – Painel II – Inovação e Desenvolvimento

Painelistas: M.Dias Branco, Pague Menos, BSPAR, Fortes ou Softium, Universidade Federal do Ceará.

Moderador – Funcap

Relator – Presidente da CSTIC

16h – 18h – Painel III – Estratégias e Oportunidades

Painelistas: Banco do Nordeste do Brasil, Companhia Siderúrgica do Pecém, Unimed Fortaleza, IByte, Universidade de Fortaleza – Unifor

Moderador – UECE

Relator – Representante da Fecomércio

Fonte: UECE

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles