O Programa de Educação Tutorial (PET) do Departamento de Agronomia da Universidade Federal do Ceará oferta, nos dias 23, 26, 28 e 30 de janeiro, curso de análise de dados em fitossociologia, área da botânica que estuda as comunidades vegetais. O curso é destinado aos estudantes de graduação e pós-graduação e terá carga horária de 12 horas, sendo ministrado pelo Prof. Lamartine de Oliveira, com atuação na área de silvicultura. As vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas na sala do PET da Agronomia, que fica no bloco 806, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. As aulas serão no Laboratório de Práticas de Entomologia Agrícola, no bloco da Agronomia.

Nos dias 23 e 30 de janeiro (sábados), a programação ocorre pela manhã, das 8h às 12h, enquanto nos dias 26 e 28 o curso é ofertado das 18h30 às 21h. O conteúdo aborda a introdução à fitossociologia (histórico, conceitos, aplicações, coleta de dados e fitossociologia da caatinga), parâmetros fitossociológicos e introdução aos softwares past 2.08, estimate 9.1 e mata nativa 3. Os participantes devem levar seus notebooks para as aulas.

Fonte: Valéria Ramos, bolsista do PET da Agronomia – fone: 85 98544 2165

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles