Servidores do judiciário fazem curso de capacitação em depoimentos especiais. O objetivo é formar entrevistadores para depoimento especial de crianças e adolescentes vítimas de violência, voltado para servidores e magistrados do poder judiciário. O analista judiciário e pedagogo do Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Poder Judiciário, Fábio Fernandes, explica a importância deste tipo de formação. Ele diz que esse curso é uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta todos os tribunais na criação de serviço especializado para a escuta de crianças e adolescentes, vítimas ou testemunhas de violência. O curso é dividido em dois módulos: Introdução ao Direito de Infância e Juventude e Depoimento Especial. Ambos tratam da questão do desenvolvimento infantil, linguagem e sexualidade, violência sexual contra crianças e adolescentes e preparação dos servidores para tomada de depoimentos.

Quase todos os tribunais do país têm uma sala especial para tomada de depoimentos de crianças, separada, e a criança é colocada somente com o profissional capacitado, devidamente instruído para não fazer perguntas invasivas e inapropriadas, com o fim de proteger e não trazer nenhum trauma para a criança ou adolescente. O primeiro módulo deste curso é oferecido na modalidade aberta para toda sociedade. Vamos aproveitar, gente! Essencial para educadores e pais!

Interessados podem acessar o site do Conselho Nacional de Justiça: www.cnj.jus.br/eadcnj.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles