Foto: Mariana Rocha

Olha só quem está voltando a Fortaleza na A CAIXA Cultural Fortaleza: o grupo carioca Centro Teatral e Etc e Tal,  que apresenta de 3 a 5 de junho, o espetáculo Victor James – o menino que virou robô de videogame, uma peça que une teatro, mímica e humor.

Referência na linguagem da mímica, o grupo Etc e Tal tem no seu repertório diversos espetáculos para adultos e para crianças. Victor James atende a todas as idades e já percorreu o Brasil em diversos festivais teatrais. Também passou pela Europa, onde participou do Festival de Teatro Infantil da Dinamarca, tendo sido o primeiro espetáculo brasileiro a estar nesse consolidado encontro internacional.

O espetáculo é uma divertida e inusitada mistura de linguagens teatrais, que reúne narração, mímica e desenhos projetados. Um verdadeiro jogo teatral. Seja na trilha sonora composta em harmonia com a movimentação dos atores, seja nos figurinos “ilustrados em seus corpos”, seja nos objetos em cena e na iluminação que se desenha no palco. Com o efeito ilusório da mímica, os atores chegam ao imaginário do público através de diferentes personagens e formas geométricas, que se constroem no espaço. 

A história é baseada em um garoto que passa seus dias em frente a um jogo de vídeo game. Negando café, almoço, jantar, hora de banho e de estudar. Sonhando com as sensações de ter aqueles poderes. Até que, finalmente, Victor se transforma em um dos seus bonecos/robôs, indo viver experiências nada agradáveis dentro da prisão que é uma tela de computador. Sentindo na própria pele o que seus bonecos virtuais sentem, ele começa finalmente a descobrir limites.

Após as apresentações, haverá uma sessão de bate papo com os atores do Etc e Tal. Eles vão trocar informações com o público sobre a trajetória dos mais de 20 anos de grupo, além das curiosidades sobre o mundo da mímica e a adaptação de obras literárias para os palcos.

 A CAIXA CULTURAL Fortaleza fica na avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema. A Classificação indicativa é livre, por isso o espetáculo é para toda a família. Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Há ainda acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais e serviço de manobrista gratuito no local para as sessões de sábado e domingo. 

Bilheteria CAIXA Cultural Fortaleza: (85) 3453-2770

Fonte: Sônia Lage (Degage)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles