Educação

Educação e Escolarização em destaque no colégio São Lucas

1791 1

Diferenciar Educação e Escolarização é fundamental para que se forme um cidadão consciente de seus deveres e direitos. A educação é dever da família, se refere ao que a criança aprende em casa. São os valores, a história familiar, os exemplos de ações que geram atitudes positivas. Escolarização é a divisão do saber em áreas de conhecimento, é o currículo escolar, são as matérias ensinadas na escola, refere-se aos conteúdos apresentados aos alunos de acordo com as séries ou ciclos de ensino.

A educação vêm de casa. Na escola se aprende os saberes globais, relacionados ao campo do conhecimento. Não se pode mais apostar que a escola sozinha faça todo o papel de formar os cidadãos. Pelo contrário! São as escolas que ajudam as famílias nessa formação de homens e mulheres críticos, conscientes, conhecedores de seus direitos e deveres.

O colégio São Lucas, localizada no bairro Castelão, em Fortaleza, promoveu o debate sobre a importância da família na formação do cidadão. Participaram do encontro pais e professores, que tiveram a oportunidade de refletir juntos, na noite de ontem, dia 19 de outubro de 2016, as dificuldades e os caminhos da educação x escolarização.  A proposta partiu do princípio que tanto a escola como a família são responsáveis pela educação integral do ser humano, uma vez que forma as novas gerações e acaba se completando com elas também.

Pais e Educadores da escola São Lucas

Pais e Educadores da escola São Lucas

1 comentário

  • Júlio Cézar Benites Teixeira disse:

    Sempre que ouço ou leio “A educação vêm de casa. Na escola se aprende os saberes globais, relacionados ao campo do conhecimento”, fico a pensar que esta é uma retórica que nem sempre é sustentada pela realidade do dia a dia das escolas brasileiras. Assim vejamos, desde as periferias das grandes metrópoles até os pequenos municípios, nos deparamos com uma clientela que em sua maioria não tem quem os eduque em casa, vivem desamparados de qualquer assistência educacional, seja por não terem pais ou responsáveis ou por estes não disporem de estrutura para educar quem quer que seja. Não raro professores precisam ensinar até escovar os dentes, que deveria ser tarefa de casa. Então quem os educa se não a escola? Não somos todos educadores? Ora, se a criança chegar à escola sem a desejada educação, como transmitir-lhe os saberes globais? Gostaria de ouvir o parecer dos especialistas em educação. Grato.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *