Educação

"500 Anos de Orlando Furioso – o Renascimento Traduzido no Brasil"

Estão abertas, até 23 de outubro, as inscrições para o colóquio intitulado “500 Anos de Orlando Furioso – o Renascimento Traduzido no Brasil”. O evento ocorre de 24 a 27 de outubro, na área 1 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2683, Benfica). A organização é do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET) da Universidade Federal do Ceará, com apoio do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Orlando Furioso é um poema épico do escritor italiano Ludovico Ariosto (1474-1533). A obra é considerada uma das mais importantes do período do Renascimento europeu. O evento alusivo aos 500 anos da obra reunirá escritores e estudiosos de várias universidades do Brasil, Itália e Inglaterra. Entre os participantes estão os autores italianos Nicola Gardini e Roberto Pazzi e a romancista brasileira Ana Miranda, nascida em Fortaleza.

Durante os quatro dias de evento, a programação contará com conferências, mesas-redondas, entrevistas e exposição de pôsteres.

Imagem: Logomarca do evento

 

O objetivo é debater “a importância extraordinária de um poema que influenciou profundamente autores de todo o mundo, incluindo muitos escritores brasileiros”, de acordo com os organizadores. A promoção é gratuita e aberta ao público. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico.

A responsável pela organização é a Profª Fernanda Muller, integrante do grupo de pesquisa Literatura de Fora, coordenado pelo Prof. Yuri Brunello. Ambos são do Departamento de Letras Estrangeiras. Mais informações pelo telefone 85 3366 7611 ou pelo e-mail 500anosorlandofurioso@gmail.com.

SOBRE A OBRA – O poema narra a guerra entre os europeus e os sarracenos, opondo cristianismo e paganismo, em uma aventura com amor e ódio, tragédia e comédia. O poema foi inclusive transformado em ópera, entre elas a homônima Orlando Furioso, do também italiano Antonio Vivaldi.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET) – fone: 85 3366 7611 / e-mail:500anosorlandofurioso@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *