A DIAGEO está entre as vencedoras do Prêmio SESI SENAI de Educação 2016 por meio de uma iniciativa educacional implantada na YPIÓCA Industrial e Agrícola: a Academia de Desenvolvimento YPIÓCA (Acade). A classificação em 3º lugar entre as empresas de Fortaleza e Região Metropolitana foi divulgada na segunda-feira (5/12), em solenidade na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), e premia o trabalho realizado desde 2014.
Desde a aquisição pela Diageo, em 2012, a YPIÓCA vem investindo continuamente em avanços e inciativas focadas, principalmente, no desenvolvimento humano de seus funcionários. Em 2014, a primeira ACADE foi inaugurada na planta de Messejana, enquanto a unidade na usina em Paraipaba/CE foi inaugurada neste ano. A iniciativa é composta por cinco escolas: de Adultos; de Operações; de Lideranças; de Idiomas e de Qualificação. Cada uma delas com sua especificidade e totalmente alinhada com a ambição de desempenho da companhia, que busca garantir o sucesso dos planos, contando com pessoas e capacidades adequadas em seu time.
Entre os objetivos da ACADE estão promover a complementação da escolaridade básica nos níveis de Ensino fundamental e Médio, desenvolver os talentos internos, formar líderes, promover o ensino de idiomas e qualificar pessoas para o desempenho das atividades profissionais e treinamentos de cumprimento legal.
Os números alcançados pelas duas unidades demonstram a efetividade da iniciativa. A ACADE em Messejana formou 63 operadores pela Escola de Operações, dentre formação básica e intermediária; enquanto 28 funcionários elevaram a escolaridade pela Escola de Adultos e 102 funcionários estão em formação em língua inglesa pela Escola de Idiomas. Além disso, 25 líderes foram formados e mais de seis mil formações já foram concluídas pela Escola de Qualificação. Os cursos foram realizados com a parceria de multiplicadores internos e de diversas instituições. Em Paraipaba, 12 líderes já foram formados e mais de 100 formações já foram concluídas pela Escola de Qualificação.
Sobre o Prêmio
Em sua primeira edição, o Prêmio destaca indústrias no Ceará que investem em educação básica e profissional, propondo a descrição de iniciativas que tenham como tema as práticas de educação com os trabalhadores, assim como apresentem novas perspectivas, por meio de projetos a serem desenvolvidos após a premiação.
Sobre a Diageo
A Diageo é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas, vinhos e cervejas. O portfólio inclui marcas como Smirnoff®, Johnnie Walker®, Ypióca®, Guinness®, Baileys®, Cîroc®, Old Parr® e Tanqueray®, entre outras. A empresa possui um importante capítulo em sua história no Brasil com a aquisição de Ypióca, uma das marcas mais tradicionais de cachaças premium do Brasil, em 2012. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE).
Fonte: Rafael Ayala

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles