Bom dia! Que nossa semana seja de paz!

Informações. Redes Sociais. Verdade x Mentira. Credibilidade. É grande o desafio de conduzir crianças e adolescentes por caminhos mais seguros nas redes, além de despertá-los para o questionamento de tudo o que lhes aparece, principalmente, nas suas timelines. Vamos conversar sobre notícias falsas e verdadeiras com eles? É cada dia mais urgente que nos mobilizemos, enquanto educadores, em torno dessa causa. A proliferação do que não é real tem retornos desastrosos sobre fatos, pessoas e consciências mais críticas das realidades.

Matéria do O POVO de hoje pode ajudar você a iniciar essa discussão com a garotada, especialmente, com os estudantes do Ensino Médio, ou a começar a pensar em um projeto que possa ser desenvolvido ao longo do ano junto com outros professores. O texto O POVO integra projeto nacional contra notícias falsas ressalta o Projeto Credibilidade, do qual O POVO participa, ao lado de outras 13 entidades brasileiras, como único veículo nordestino. Segundo a diretora executiva da Redação O POVO, Ana Naddaf, a maneira como consumimos notícias, hoje, mudou, mas premissas como a verdade não mudam diante da construção do conteúdo.  No dia 18 de dezembro último, O POVO também trouxe a temática em sua manchete de capa intitulada “O ano em que a mentira foi mais curtida que a verdade”.

O Projeto Credibilidade conta com o patrocínio do Google Brasil  e é inspirado no The Trust Project, que reúne nomes como o The New York Times e está sediado no Centro Markkula de Ética Aplicada da Universidade Santa Clara, nos Estados Unidos.

About the Author

Sara Rebeca

Jornalista e professora. Coordenadora pedagógica do Programa O POVO Educação.

View All Articles