A Universidade Estadual do Ceará (UECE), como integrante da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), juntamente com outras oito instituições de ensino superior (Fiocruz-CE,  UVA, URCA, UFC, UFRN, UFMA, UFPB, UFPI), denominadas Nucleadoras, lançou no dia 01 de fevereiro de 2017, Chamada Pública de Seleção para a 3ª Turma do Mestrado Profissional em Saúde da Família. Ao todo foram ofertadas 190 vagas, das quais 25 são para a UECE.

O Mestrado está com inscrição aberta até o dia 24 de março. O MPSF tem como proposta qualificar a Rede de Atenção Primária a Saúde através da formação dos profissionais que estejam vinculados à Estratégia Saúde da Família desenvolvendo ações de Atenção, Gestão e Ensino.

O Curso tem duração mínima de 18 meses e máxima de 24, totalizando 960 horas, das quais 20% são de atividades não presenciais é destinado a profissionais com diploma de curso de graduação na área da saúde que exerçam atividades de gestão, atenção ou preceptoria em serviço na Estratégia Saúde da Família.

Segundo a coordenadora do Mestrado, professora Dra. Ana Patrícia Pereira Morais, o curso possui três linhas de pesquisa: promoção da saúde, atenção e gestão do cuidado em saúde e educação na saúde.

O Mestrado tem como objetivo, formar lideranças para a estratégia saúde da família, aptas a exercer atividades de investigação e de ensino em serviço, sem abdução de suas atividades na atenção ou gestão; fomentar o trabalho em equipe através do diálogo entre profissionais da estratégia saúde da família e dos núcleos de apoio à saúde da família; articular elementos da educação, atenção, gestão e investigação no aprimoramento da estratégia saúde da família e do Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase na atenção básica.

Mais informações pelo telefone (85) 3292-7413
www.uece.br/renasf

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles