A Fundação Demócrito Rocha (FDR) e Universidade Aberta do Nordeste (Uane) lançam nesta quinta-feira, 28, Dia Estadual dos Quadrinhos no Ceará, dois documentários sobre a História das HQs no Ceará e a Antologia HQ. O evento será no Cinema do Dragão do Mar de Arte e Cultura, às 19h30min, com entrada gratuita.

História das HQs no Ceará – é um registro inédito, em longa-metragem, da trajetória das histórias em quadrinhos no estado do Ceará, destacando os principais nomes, além de uma exposição contextualizada dos movimentos e conquistas do segmento de quadrinhos até os dias atuais.

O documentário, que tem a coordenação, pesquisa e roteiro de Raymundo Netto e a direção de Roberto Santos, conta com a participação de Ricardo Jorge (Oficina de Quadrinhos da UFC), Daniel Brandão, J.J. Marreiro, Fernando Lima, Weaver Lima, Walber Feijó, Nirez, Gledson Ribeiro, Solange Arrais, Mino, Paulo Amoreira, Eduardo Silva, Denilson Albano, Guabiras, Silvyo Amarante, Débora Santos, Fernando França, Raymundo Netto, Pedro PJ Brandão, Klévisson Viana, Lupin, Max Krichanã, Brendda Lima, Dharilya, Gleidson Lessa, João Gabriel, Victor Alencar, Sirlanney, Débora Silva, Miguel Silva, Pedro Lins, Heitor Ximenes, Janaína Esmeraldo e Renato Roseno (autor da Lei de criação do Dia Estadual dos Quadrinhos no Ceará).

Antologia HQ – organizada por Daniel Brandão, é parte integrante do projeto HQ Ceará, da Fundação Demócrito Rocha com a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), composta por quadrinhos de diversos estilos. Os HQs foram produzidos por 32 artistas: Fernando Lima, Jean Sinclair, JJ Marreiro, Pedro PJ Brandão, Brendda Lima, Deleon Stu, Alex Lei, Dharilya, João Belo Jr, Heron, Karlson Gracie, Luís Carlos Sousa, Nath Garcia, Marcus Rosado, Rafael Dantas, Sirlanney, Cristiano Lopez, Denilson Albano, Guabiras, Lene, Lincoln Souza, Lucas Pascoal, Mano Araújo, Robério Leandro, Rodrigo Matos, Thyago Cabral, Walber Feijó, Daniel Brandão, Júlia Pinto, Lucas Rebelo, Ramon Cavalcante, Rod Mendez e Weaver.

Em 2017, a Antologia foi finalista em duas categorias na 29º Troféu HQ Mix. A obra será relançada juntamente com o lançamento do documentário e com a presença de boa parte dos seus autores.

Quem adquirir a Antologia HQ no evento receberá, encartado, o DVD com o documentário História das HQs no Ceará, e poderá solicitar dos autores o autógrafo.

Serviço
Lançamento dos documentários História das HQs no Ceará e Antologia HQ

Quando: nesta quinta-feira, 28 de setembro
Onde: Cinema do Dragão do Mar de Arte e Cultura
Horário: 19h30min
Entrada gratuita (cada pessoa pode pegar um par de ingressos)
Sujeita à lotação da sala de projeção (120 lugares)

Fonte: Cristina Brito ( O POVO)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles