A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), divulga que a nova Plataforma Freire encontra-se aberta para cadastro do currículo e solicitação de vaga pelos professores da Educação Básica nos cursos de licenciatura nas áreas constantes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como nas especializações em Alfabetização, Educação Infantil, Língua Portuguesa e Matemática.

A Plataforma Freire é um sistema informatizado, por meio do qual os professores podem se inscrever em diversos cursos de formação em todo o país. A Nova Plataforma poderá ser acessada pelo link: https://freire2.capes.gov.br

As vagas solicitadas serão analisadas pelas Secretarias de Educação de Estados e Municípios, de acordo com a calendário abaixo:

Atividade

Prazo

Cadastro do currículo e solicitação de vaga pelos professores

16/10/2017 a 01/12/2017

Análise, pelas secretarias de educação, das vagas solicitadas

13/11/2017 a 15/12/2017

A Capes esclarece que a nova Plataforma Freire é um sistema de gestão e acompanhamento criado para atender a estratégia 15.4 do PNE e que, após o término do período de análise das vagas solicitadas, será extraído do Sistema o levantamento dos cursos e vagas solicitados que constarão no Edital do Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores da Educação Básica (PROFIC).

Esse Edital tem por finalidade selecionar as IES que ofertarão os cursos identificados nesse levantamento. A previsão de lançamento do edital é no primeiro bimestre de 2018 com início das atividades acadêmicas no segundo semestre. Poderão participar do Edital todas as IES públicas e privadas sem fins lucrativos.

O PROFIC substituirá o PARFOR na formação de professores da Educação Básica, porém o PARFOR continua vigente até a conclusão da última turma. Até o encerramento do PARFOR, os programas funcionarão ao mesmo tempo. A UECE tem hoje em funcionamento, duas turmas pelo PARFOR: Letras/Inlgês e Pedagogia, e pretende ampliar agora com o PROFIC.

Clique aqui e veja o tutorial para preenchimento do Currículo no sistema Freire

Dúvidas sobre o novo Programa poderão ser enviadas para os contatos na Capes: freire@capes.gov.br e 0800 616161-opção 7 ou pelo e-mail: cgsa.prograd@uece.br

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles