A Biblioteca José Luciano Pimentel, do campus do Cedro, promove a II Semana do Livro e da Biblioteca, nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, com o tema “Leitores Empoderados, Bibliotecas Relevantes”, das 7h20 às 20h. O evento, voltado para comunidade interna e externa, reúne minicursos, oficinas, palestras e mesas-redondas. Apenas as oficinas e minicursos necessitam de inscrições prévias, já abertas e disponíveis até o início da Semana, na biblioteca.

A programação também inclui atividades do I Fórum de Bibliotecas de Cedro. O objetivo do evento é discutir questões ligadas ao preconceito e à discriminação, além de mostrar a biblioteca como espaço de empoderamento.

As temáticas trazidas pela II Semana nas palestras e mesas-redondas são “Biblioteca, Ensino, Pesquisa e Extensão”, “Leia Mulheres: Empoderamento feminino por meio da leitura de mulheres escritoras”, Consciência Negra: racismo, representatividade, empoderamento negro e bibliotecas”, “Empoderamento e diversidade: existe espaço para discutir gênero e sexualidade na biblioteca?”, Protagonismo juvenil e empreendedorismo social: relato de experiência do Time Enactus IFCE, Campus Iguatu”, e “Diversos Mundos de Conhecer: Mulheres em Ciência, Religião, Filosofia, Tecnologia e Cultura”, além de Políticas públicas para as bibliotecas públicas e escolares no Cedro” e Bibliotecas públicas e escolares: perspectivas históricas e legais (as duas últimas compõem o Fórum de Bibliotecas, que abordará políticas públicas para as bibliotecas no município).

Já os minicursos e oficinas abordam produção de microliteratura, dança afro e dancehall, libras, desenho para mangá, produção de origamis, desenvolvimento de sites, jump, energia elétrica e sistema de irrigação.

Fonte: Assessoria de imprensa – Ana Laura Farias

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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