alt

 

As inscrições para o 3º Congresso das Américas sobre Fatores Psicossociais – Novos Paradigmas em Investigação, Formação e Atenção Psicossocial, Saúde Mental e Trabalho – estão abertas até 30 de junho. O evento ocorre entre 4 e 7 de setembro, na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nacional de Rosário (Argentina).

Entre as temáticas do Congresso, estão a formação crítica no campo da Saúde Mental Coletiva; as políticas públicas de atenção psicossocial; os efeitos psicossociais negativos da globalização e da precarização do trabalho; os aportes teórico-metodológicos para a investigação, a prática de cuidado e o marco jurídico próprios desse campo; e os estudos comparados na área.

Outros temas a serem debatidos são o esgotamento laboral ou “burnout”, as condições agudas e crônicas de estresse; os impactos laborais na saúde e respostas de enfrentamento; a violência organizacional e o assédio no trabalho, entre outros.

Rede

A Rede de Pesquisadores sobre Fatores Psicossociais no Trabalho (Rifat) foi criada em 2008, com sede no México, e é integrada por pesquisadores de vários países da América Latina. O grupo busca aproximar pesquisadores, estudantes, trabalhadores, coletivos e pessoas interessadas no estudo dos fatores psicossociais laborais e suas repercussões físicas e mentais na saúde dos trabalhadores; favorecer o intercâmbio teórico-metodológico, contribuindo com a formação nesse campo de investigação e articular instituições públicas e privadas comprometidas com o bem-estar social dos trabalhadores.

Além da Universidade Nacional de Rosário (UNR), participam ainda da rede a Universidade Estadual do Ceará (Uece), a Universidade Autônoma Metropolitana (UAM Xochimilco), a Universidade Autônoma da Cidade do México (UACM), a Associação Latinoamericana de Medicina Social (Alames) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

No Brasil, a rede é integrada pelo reitor da Uece, professor Jackson Sampaio, que preside a Comissão Científica do evento em Rosário, e por muitos professores, entre os quais se destacam Taís Bleicher (UFSCar), Ana Maria Pitta (UFBA), Cássio Braz de Aquino (UFC), Carlos Garcia Filho e Maria Salete Bessa, os dois últimos da Uece.

Mais informações e envio dos trabalhos podem ser feitos pelo e-mail congreso2018rifapt@gmail.com. Você também pode acompanhar a programação na página e Facebook do Congresso. Veja ainda a convocatória com mais detalhes.

 

Fonte: UECE

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles