Imagem: Cartaz do evento

Com o tema “Identidade(s) jornalística(s)”, a segunda edição do Praxisjor – Seminário Internacional Pensar e Fazer Jornalismo prorrogou o período de inscrição de resumos de trabalhos até o dia 7 de agosto. O evento, realizado pela Universidade Federal do Ceará em parceria com outras sete instituições acadêmicas do País, ocorrerá em Fortaleza, no Campus do Benfica, de 19 a 21 de setembro.

As inscrições de trabalhos e de participantes no evento são abertas a interessados de quaisquer universidades do Brasil.

As transformações estruturais que norteiam as práticas no jornalismo contemporâneo a partir do trabalho, da gestão, das narrativas, da ética e da formação são os temas dos grupos de trabalho (GTs), que ocorrerão no segundo e terceiro dias do evento e serão espaço para apresentação e debate dos artigos.

Para Rafael Rodrigues, professor do Curso de Jornalismo da UFC e um dos coordenadores do evento, a segunda edição do Praxisjor é uma oportunidade para reafirmar, entre profissionais e pesquisadores do campo, a importância de discutir o jornalismo como mediação central nas sociedades democráticas.

“O conjunto das transformações que se intensificam no chamado jornalismo pós-industrial passa por novos arranjos de produção e modelos de negócio, novos papéis atribuídos aos profissionais e aos públicos e também práticas discursivas reconfiguradas. Diante do escopo e da profundidade dessas mutações, esta edição do Praxisjor pretende servir como um radar que possa indicar diagnósticos e possibilidades de ação num contexto regional e nacional”, pondera Rafael Rodrigues.

REGRAS – Poderão ser apresentadas pesquisas concluídas ou em andamento. Os resumos estendidos, com mínimo de 4 mil e máximo de 5 mil caracteres, devem ser inéditos e conter problema, objeto de pesquisa, autores, referencial teórico utilizado, metodologia e delimitação do corpus.

Além disso, devem constar referências utilizadas e resultados preliminares. O texto deve ser encaminhado ao e-mail do evento (praxisjor.ufc@gmail.com), com indicação, no assunto, do GT no qual será apresentado.

Serão aceitos resumos de trabalhos assinados por professores, pesquisadores, profissionais, especialistas, estudantes de graduação e pós-graduação. O resultado da avaliação será divulgado no dia 21 de agosto. Os trabalhos completos devem ser enviados de 22 de agosto a 10 de setembro.

Para enviar o resumo, não é preciso fazer pagamento. No entanto, para participar do evento, é preciso se inscrever. O período de inscrições inicia-se em 1º de agosto e segue até 12 de setembro, no site do evento. Os valores variam, de acordo com o tipo de participante: estudantes de graduação e recém-graduados, mestrandos e doutorandos, e profissionais, mestres, doutores e pesquisadores.

A organização do seminário é do Grupo de Pesquisa em Práticas Jornalísticas – Praxisjor, fruto da primeira edição do evento, realizada em 2015, que é vinculado ao Curso de Jornalismo e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Ceará.

A edição de 2018 do Praxisjor conta com parceria do Centro de Pesquisas em Comunicação e Trabalho (CPCT-USP), do Grupo de Estudos de Mídia – Análises e Pesquisas em Cultura, Processos e Produtos Midiáticos (GEMINI-UFRN), do Observatório da Ética Jornalística (OBJETHOS-UFSC), do Grupo Natureza e Transformações do Jornalismo (UnB), do Grupo Jornalismo e Mundo do Trabalho (FIAM-FAAM), do Grupo de Pesquisas em Comunicação, Economia Política e Diversidade (COMUM-UFPI) e do Grupo de Pesquisa Jornalismo, Conhecimento e Profissionalização – o Conhecimento no Jornalismo (UEPG).

SERVIÇO
Chamada de resumos de trabalhos para o II Praxisjor – Seminário Internacional Pensar e Fazer Jornalismo
Quando: até 7 de agosto
Envio para: praxisjor.ufc@gmail.com
Mais informações: bit.ly/praxisjor

Fonte: Comissão de Comunicação do II Praxisjor – e-mail: praxisjor.ufc@gmail.com

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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