Educação

Inscrições para Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Agrárias

Imagem: Foto da fachada do prédio do CCA

Estão abertas, até 5 de outubro, as inscrições para o Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Agrárias na UFC: Centenário da Escola de Agronomia do Ceará. O evento, que ocorrerá de 16 a 18 de outubro, dá continuidade à programação das comemorações dos 100 anos de uma das instituições fundadoras da Universidade Federal do Ceará.

programação do simpósio consta de 2 palestras de abertura, 4 painéis de discussão e 18 reuniões temáticas de integração, que discutirão temas como: manejo de recursos naturais, produção animal, produção vegetal, qualidade e segurança alimentar, agroecologia e agricultura familiar, políticas públicas, inovação, água na produção agropecuária, conservação de solo e água, entre outros.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do evento.

Fundada em 1918, a Escola de Agronomia nasceu como instituição de ensino superior privada para atender à demanda de formar agrônomos para um estado com economia ligada à agricultura, mas marcado pela seca e pelo solo cristalino, que não absorve água. Em 1935, a escola passou por processo de estadualização, tendo sido federalizada pelo Ministério da Agricultura em 1950. Foi uma das unidades que passaram a integrar a Universidade Federal do Ceará na sua fundação, em 1954, fazendo parte, atualmente, do Centro de Ciências Agrárias (CCA).

As comemorações dos 100 anos da instituição tiveram início no dia 2 de maio, com homenagens a 100 professores, servidores e instituições parceiras; descerramento de placa comemorativa; inauguração do Monumento do Centenário; e reabertura do memorial do CCA.

Também integraram a programação comemorativa a 28ª Semana de Agronomia, realizada de 2 a 5 de maio pelos estudantes do curso, e o VI Simpósio de Economia Rural, que tratou nos dias 7 e 8 de junho de “Políticas públicas e geração de renda no Nordeste rural”. Para novembro, está programado o lançamento de um livro sobre os 100 anos da Escola de Agronomia do Ceará, com capítulos que abordam ensino, pesquisa, extensão, movimento estudantil e interlocução da academia com o setor produtivo.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fones: 85 3366 7331 e 3366 7938