Imagem: O evento vai reunir uma rede de pesquisadores nacionais e internacionais para discutir estratégias tecnológicas passíveis de ser aplicadas em regiões semiáridas (Imagem: Divulgação)

Como parte do programa de comemorações dos 100 anos do Curso de Agronomia e dos 20 anos do Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura (NEEF) do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, será realizado, de 3 a 6 de dezembro, no auditório do Departamento de Zootecnia do CCA, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, o ECOARIDO.

O evento reúne o III International Symposium on Semiarid Pastoral Ecosystems Research e o V Simpósio de Metodologias Aplicadas à Pecuária de Regiões Semiáridas. No dia 7 será realizado o “Dia de campo NEEF 20 anos de forragicultura para a sociedade”.

Na segunda-feira (3), consta da programação a realização de minicursos. A cerimônia oficial de abertura do evento ocorrerá na terça-feira (4), às 8h30min, no auditório do Departamento de Zootecnia. Durante a manhã, serão realizadas palestras seguidas de debate, conforme a programação.

Os simpósios integrarão uma rede de pesquisadores nacionais e internacionais para discutir estratégias tecnológicas passíveis de ser aplicadas em regiões semiáridas, difundir estratégias tecnológicas, capacitar recursos humanos e atualizar e alinhar linhas de pesquisas e projetos científicos.

Dentre as metodologias a serem debatidas, os organizadores destacam: modelagem e sensoriamento remoto para estimativa da produção de biomassa, sistemas de alerta precoce, protocolos para estimar a composição química dos alimentos e avaliação da dieta de ruminantes em pastagens naturais.

“Com esse evento, pretende-se criar e discutir uma base para sistemas de balanceamento de forragem de longo prazo para ecossistemas vulneráveis, integrada com um sistema de alerta precoce. Esta linha de pesquisa é emergente nas regiões semiáridas, sendo objeto de estudo dos diversos especialistas convidados a palestrar no evento. Portanto, ele será fundamental para padronização das metodologias empregadas pelos vários grupos de pesquisa e proposição de novas abordagens ao mesmo tempo amplas e precisas”, explica a comissão organizadora.

DIA DE CAMPO – No “Dia de campo NEEF 20 anos de forragicultura para a sociedade” serão apresentadas aos produtores e agentes rurais as principais tecnologias geradas pelo núcleo ao longo dos seus 20 anos de existência.

Segundo os organizadores, no decorrer desse tempo, algumas tecnologias geradas contribuíram grandemente para a mudança da realidade dos sistemas de produção do semiárido brasileiro. Ele citam como exemplos o uso intensivo de pastagens irrigadas sob lotação rotativa, o cultivo e manejo da palma forrageira, o uso de subprodutos da agroindústria na ensilagem do capim-elefante, o uso de subprodutos do biodiesel na dieta ruminantes e o uso de pasto diferido com e sem suplementação. “Ao revisitar essas tecnologias, os produtores terão a oportunidade de relatar como foi a adoção de tais tecnologias e eventuais dificuldades encontradas poderão ser sanadas durante os questionamentos aos apresentadores das estações”, afirmam.

O ECOARIDO é uma promoção do NEEF do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias da UFC, em parceria com o Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia (PDIZ/UFPB/UFC/UFRPE), a EMBRAPA-Caprinos e Ovinos, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Pecuária no Semiárido.

A programação completa do ECOARIDO, com palestras, minicursos e dia de campo, além de outras informações, está disponível no site do evento.

Fonte: Prof. Magno Cândido, do Departamento de Zootecnia da UFC – fone: 85 3366 9711

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles