Um jogo de tabuleiro e outro de cartas, que visa exercitar, de forma lúdica, as habilidades de poupar, empreender e investir!

Trazendo uma proposta lúdica, criativa e inclusiva, de trabalhar a educação financeira dentro das escolas, possibilitando o processo de aprendizagem com turmas a partir de 6 anos de idade, o Projeto Jogos de Educação Financeira, desenvolvido pelo Bank of America Merrill Lynch, com realização do Instituto Brasil Solidário, chega esta semana em Fortaleza, promovendo uma capacitação gratuita para os educadores da Escola Municipal Imaculada Conceição, que atende mais de 300 alunos do 1º ao 5º ano, em sua maioria, residentes das comunidades “Babilônia”, “Gereba” e “Beco do Boi”, no bairro Passaré.

Piquenique 2 (Divulgação)

Com uma programação dinâmica, envolvendo uma formação com treinamento prático com os Jogos Piquenique e Bons Negócios, a capacitação acontece hoje, dia 27, de 08h às 16h, na sede do Instituto Graça Dias, que é um dos parceiros dessa iniciativa na escola que está recebendo as atividades em Fortaleza.

Para além da parte teórica, que será apresentada junto com um plano de aulas, e sequências didáticas para a utilização dos jogos como ferramenta pedagógica em todas as disciplinas, os educadores, poderão conhecer o trabalho já iniciado em outros municípios, e que tem proporcionado um impacto social e de mudança de comportamento dentro e fora de sala de aula, com relatos de alunos que conseguiram empreender em sua comunidade, pais que passaram a contar com a ajuda dos estudantes para a organização e o planejamento financeiro da família, e a partir dessa interação, tem permitido economizar e reduzir custos reais do orçamento familiar.

Para a Diretora da Escola Municipal Imaculada Conceição, Michele Martins, o conhecimento adquirido em meio as atividades lúdicas com os jogos educativos, levará as crianças da comunidade a um caminho aberto para muitas oportunidades.

“O que mais me chamou atenção no projeto, é podermos falar de um tema tão importante, com um material que já atende alunos a partir do 1ª ano do ensino fundamental. Nós sabemos que a educação financeira não é coisa só de adulto, precisa ser trabalhada desde essa primeira fase de formação dos estudantes, por isso, o entusiasmo de contar com esse material já chegou até nos pais dos alunos, estamos muito motivados a colocar em prática todo o aprendizado da formação e, nossa expectativa é poder contribuir e preparar cidadãos mais conscientes, mais generosos e com mais capacidade de pensar e agir de forma mais sustentável”, ressaltou.

Jogos de Educação Financeira no CE

Só no Ceará, abrangendo os municípios de Beberibe, Pindoretama e Cascavel, o Projeto Jogos de Educação Financeira, já alcançou mais de 20 mil alunos, e este ano, as ações avançam para uma nova etapa de expansão nacional, com a proposta de chegar a 160 mil alunos até o final de 2019, percorrendo 28 municípios do Brasil, envolvendo a distribuição de 12 mil jogos.

Nesse primeiro semestre, já foram iniciadas as ações de expansão, onde foram realizadas formações atendendo 100% da rede pública de ensino dos municípios de Ubajara, Tianguá e Sobral. Em maio, a proposta chega com esse mesmo alcance para as escolas municipais de Crateús e Tamboril.

 Sobre a metodologia dos Jogos

Para os alunos entre a partir de 6 anos de idade, o jogo de tabuleiro “Piquenique”, traz um formato leve e divertido, através do qual os pequeninos poderão imaginar um passeio ao ar livre com um grupo de crianças. Ao longo do percurso vão surgindo desafios que exigem tomadas de decisões e cumprimento de responsabilidades do dia a dia, como pagamento de contas. O objetivo é transmitir o conceito de poupar de maneira natural e próxima a realidade desses alunos.

Já os estudantes a partir de 10 anos, receberão o jogo de cartas “Bons Negócios”, que visa primordialmente aproximá-los a experiência prática de investir e abrange ótimas oportunidades de instigar a negociação e uma visão ampla da rotina de um empreendedor já atuante.

 Em rede, construindo!

Sabendo a importância de fortalecer um elo de solidariedade em cada região que atua, o Instituto Brasil Solidário procura reforçar o conceito “Juntos Construímos” buscando apoio de instituições que agregam a sua missão nessa longa trajetória pela educação. Trabalhar em rede, mantendo assim uma “rede social” do bem com troca de experiências e parcerias, tem permitido que as ações sigam o modelo de multiplicação e construção do saber dentro e fora do ambiente escolar.

O Instituto Brasil Solidário conta com parceria de empresas e fundações privadas como Palmeirinha Ação Social, Machado Meyer Advogados, OverSeas, Cagece e Bank of América Merrill Lynch.

Para mais informações, acesse:

www.vamosjogareaprender.com.br

FONTE: Instituto Brasil Solidário (Gabriela Martins)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles