As inscrições para a primeira edição da Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (Oche) ocorrem até hoje, dia 18 de setembro . A realização é do Instituto Federal do Ceará (IFCE) que espera a participação de 3 mil estudantes. Poderão participar alunos regularmente matriculados em escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental II (8º e 9º anos), do Ensino Médio regular e profissionalizante integrado, e de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A competição, cujos regulamento, calendário e premiação estão descritos no edital, busca despertar, motivar e incentivar os jovens para o conhecimento sobre aspectos humanos do Ceará: filosóficos, sociais, econômicos, culturais, históricos, geográficos e ambientais. A abordagem é bem diversa, contendo temáticas relacionadas a patrimônio, costumes, personagens, lendas, pessoas, paisagens, meio ambiente, culinária, clima, aspectos econômicos, políticos, sociais, indígenas, entre outros.

O evento terá três fases on-line (eliminatórias em uma semana com questões e tarefas) e uma etapa final presencial, durante um fim de semana, no campus de Caucaia do IFCE, com as 100 melhores equipes. A olimpíada vai oportunizar aos alunos contato com documentos, estudos, personagens, elementos culturais e sociais de nosso Estado, ampliando e fortalecendo a importância do IFCE para a educação cearense.

Edital

FONTE: Luís Carlos de Freitas – Reitoria (IFCE)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles