Imagem: O 2°DOCOMOMO/CE – Seminário de Documentação e Conservação do Movimento Moderno no Ceará ocorrerá em Fortaleza, de 22 a 24 de abril (Imagem: Divulgação)

O ‘Núcleo DOCOMOMO Ceará (sigla referente a International Working Party for Documentation and Conservation of Buildings, Sites and Neighbourhoods of the Modern Movement), o Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design (DAUD) e o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design (PPGAU+D) da Universidade Federal do Ceará realizarão o 2° DOCOMOMO/CE – Seminário de Documentação e Conservação do Movimento Moderno no Ceará.

O evento ocorrerá em Fortaleza, de 22 a 24 de abril, com a temática “Arquitetura moderna no Ceará: patrimônio em crise, patrimônio em estudo, patrimônio em processo”. As inscrições, inclusive a chamada para apresentação de trabalhos, estão abertas no site do evento.

O seminário tem como objetivo discutir os atuais desafios da documentação e conservação da arquitetura moderna no Ceará. Os organizadores acrescentam que o intento é debater a problemática com arquitetos, urbanistas, historiadores, professores e estudantes de arquitetura, comunidades envolvidas e instâncias governamentais ligadas à preservação do patrimônio construído modernista cearense.

A comissão organizadora do seminário é formada pelos professores do DAUD-UFC Ricardo Alexandre Paiva (coordenador do Núcleo DOCOMOMO Ceará), Beatriz Helena Nogueira Diógenes, Clóvis Ramiro Jucá Neto, Margarida Júlia Farias de Sales Andrade, Paulo Costa Sampaio Neto e Romeu Duarte Júnior.

SOBRE O DOCOMOMO – O DOCOMOMO é uma organização internacional atenta à documentação e conservação da arquitetura moderna no mundo. Anualmente, em reuniões internacionais, nacionais e regionais, arquitetos, urbanistas e historiadores debatem os princípios modernistas e sua permanência na atualidade.

Mais informações estão no site do evento.

Fonte: Comissão organizadora do 2° DOCOMOMO/CE – e-mail: docomomoceara@arquitetura.ufc.br

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles