Pesquisadores do Laboratório de Teleinformática trabalham com nuvens de pontos, uma forma de representação de uma imagem capturada que pode dar origem a uma imagem tridimensional (Foto: Viktor Braga/UFC)

Pelo rosto se lê o homem. A afirmação de Aristóteles que atravessa milênios ganha novos sentidos, nos dias de hoje, com as chamadas tecnologias de reconhecimento facial. Utilizado para diversas finalidades, esse tipo de sistema biométrico tem se popularizado e chega aos smartphones mais recentes, ao controle de acesso a edifícios e até a alguns processos seletivos, com o objetivo de evitar fraudes.

No Departamento de Engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará, o grupo InterFACES, coordenado pelos professores José Marques Soares e George Thé, desenvolve no Laboratório de Teleinformática um conjunto de pesquisas que envolve reconhecimento de faces e expressões através das chamadas nuvens de pontos, forma de representação de uma imagem capturada que pode dar origem a uma imagem tridimensional.

A matéria completa sobre a pesquisa está disponível no site da Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331 / e-mail: ufcinforma@ufc.br

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles