Educação

UFC torna públicas medidas de prevenção ao coronavírus

Reitoria da Universidade

Com o intuito de antecipar os cuidados e prevenir a propagação do novo coronavírus (SARS-CoV-2/COVID-19) entre a comunidade universitária, a administração superior da Universidade Federal do Ceará reuniu-se, na manhã desta sexta-feira (13), para deliberar sobre as medidas que serão adotadas ante a pandemia. Os Ofícios Circulares nº 78 e 9/2020/GR/Reitoria entram em vigor a partir de hoje e são válidos para todos os campi da UFC na Capital e no Interior.

Conforme as resoluções expedidas nesta sexta-feira, recomenda-se que, a critério da direção de cada unidade da Universidade, seja iniciado um planejamento para a execução das atividades acadêmicas e administrativas, de modo a reduzir os encontros presenciais. A orientação é que essas atividades sejam desenvolvidas prioritariamente de forma remota, sem que haja impacto no calendário acadêmico, que segue sem alteração.

Para isso, a Secretaria de Tecnologia da Informação da UFC (STI) divulgará um tutorial e manterá uma equipe com a finalidade específica de dar suporte e orientação para a utilização das ferramentas disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), mediante registro nos sistemas institucionais, a critério e sob supervisão da direção de cada unidade.

Como medida preventiva complementar, recomenda-se que todos os membros da comunidade acadêmica (discentes, docentes, servidores técnico-administrativos e demais colaboradores) evitem comparecer à Universidade em casos suspeitos de COVID-19. A condição deve ser imediatamente comunicada à respectiva unidade de vinculação (chefia imediata ou coordenação de curso).

Para que seja considerado um quadro suspeito, os indivíduos devem se enquadrar nas definições do Ministério da Saúde para casos suspeitos ou prováveis: apresentar febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal, entre outros); ter viajado para país com transmissão sustentada (onde o contágio pode ocorrer mesmo entre pessoas que não viajaram e não tiveram contato com pessoas que viajaram) ou área com transmissão local nos últimos 14 dias ou ter tido contato próximo de casos suspeitos ou confirmados.

ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS – As resoluções determinam também a suspensão temporária de todas as atividades que reúnam mais de 100 pessoas a partir da data de hoje. A medida inclui os Encontros Universitários 2019 em Fortaleza, que ocorreriam nos dias 1º, 2 e 3 de abril, além da Corrida UFC, que integra a programação do evento. Com a determinação, os Encontros ficam agora adiados para os dias 20, 21 e 22 de maio do corrente ano.

Imagem: O comitê de gerenciamento de crise estará discutindo medidas para casos específicos, que devem ser informadas nos próximos dias (Foto: Viktor Braga)VIAGENS INTERNACIONAIS – Estão suspensas autorizações de viagens internacionais institucionais de servidores docentes, técnico-administrativos e discentes, o que inclui os afastamentos para pós-graduação fora do País e os de curta duração para missão ou estudo no exterior. Visitas à Universidade de pessoas oriundas do exterior também estão suspensas, e as autorizações de viagens no território nacional serão deliberadas em cada caso pelos gestores.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, esclarece que as “medidas informadas são provisórias e poderão ser revistas a qualquer momento, conforme evolução da pandemia”. Os casos excepcionais serão deliberados pela Reitoria.

COMITÊ – O comitê de gerenciamento de crise, oficializado na manhã desta sexta-feira para deliberar sobre estratégias da UFC diante da pandemia de COVID-19, estará discutindo medidas para casos específicos, que devem ser informadas nos próximos dias.

Fazem parte da comissão o Prof. Cândido Albuquerque, reitor da UFC; Prof. Glauco Lobo, vice-reitor da UFC; Prof. João Macêdo, diretor da Faculdade de Medicina; Prof. Maurício Benevides, diretor da Faculdade de Direito; Prof. Anastácio Queiroz, chefe do Departamento de Medicina Clínica da UFC; Prof. Carlos Augusto Alencar Junior, superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH; e os pró-reitores Profª Geovana Cartaxo, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE); Profª Elizabeth de Francesco Daher, da Pró-Reitoria de Extensão (PREX); Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro, da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD); Prof. Augusto Albuquerque, da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER); e Prof. Marcos Fábio Pinto Bandeira, representante da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).

Veja o resumo das medidas já definidas:

  • Diretores de cada unidade farão um planejamento de atividades, de modo a reduzir encontros presenciais. A orientação é que essas atividades sejam desenvolvidas prioritariamente de forma remota.
  • Alunos, professores, servidores técnico-administrativos e demais colaboradores com suspeita de contaminação pelo vírus devem evitar comparecer à Universidade. A condição deve ser imediatamente comunicada às coordenações e direções.
  • Estão temporariamente suspensas todas as atividades que reúnam mais de 100 pessoas.
  • Os Encontros Universitários 2019 em Fortaleza foram adiados para os dias 20, 21 e 22 de maio de 2020.
  • Estão suspensas liberações de afastamento para viagens internacionais de servidores docentes e técnico-administrativos e alunos, nos seguintes casos: pós-graduação fora do País; missão ou estudo no exterior de curta duração.
  • Liberações de afastamento para viagens em território nacional serão avaliadas caso a caso pelas chefias diretas.
  • Estão suspensas visitas institucionais à Universidade de pessoas oriundas do exterior.
  • O comitê de gerenciamento de crise está discutindo outras medidas de prevenção, que serão informadas nos próximos dias.

Acesse o Ofício Circular nº 07/2020/GR/Reitoria.
Acesse o Ofício Circular nº 08/2020/GR/Reitoria.
Acesse o Ofício Circular nº 09/2020/GR/Reitoria.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331 / e-mail: ufcinforma@ufc.br

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