Visualização da imagem

Com a pandemia do novo coronavírus e o fechamento temporário das escolas, estudantes, professores, gestores e famílias de todo o Brasil enfrentam o desafio de adaptar o processo ensino-aprendizagem para ambiente digital. Para ajudar nessa jornada, o instituto Oi Futuro oferece gratuitamente conteúdos, ferramentas e inovações do programa NAVE (Núcleo Avançado em Educação) na plataforma digital Aprendendo Sempre, desenvolvida coletivamente por organizações sociais que atuam no campo da Educação, entre eles o Oi Futuro. São soluções e tutoriais online mão na massa, criados para apoiar educadores na busca de novas formas de aprender e de ensinar, adequadas à realidade atual.

Com 14 anos de atuação, o NAVE é um programa de inovação em Educação criado pelo Oi Futuro, em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, na modalidade ensino médio integrado ao profissional, com foco nas economias criativa e digital. Instaladas no Rio e em Recife, as escolas do programa funcionam como laboratórios de criação e experimentação de metodologias pedagógicas inovadoras, disseminadas para escolas de todo o país por meio de publicações digitais distribuídas gratuitamente e da formação de professores da rede pública em cursos sobre uso pedagógico de tecnologias, robótica educacional e midiaeducação.

Neste primeiro momento da plataforma Aprendendo Sempre, o Oi Futuro já disponibilizou quatro vídeos, elaborados por educadores do MidiaLab do NAVE e pela comunicação do instituto:

·         PAPO DE FUTURO – Guia de Contingência: ferramentas digitais para escolas e professores: webinar sobre estratégias de comunicação e ferramentas digitais para educadores em tempos de pandemia;

·         Criando roteiros para videoaulas: passo a passo para que educadores possam extrair o melhor da linguagem audiovisual e criar uma experiência atraente para os alunos;

·         Produzindo videoaulas: a jornada do educador, do planejamento à execução, com dicas práticas de organização, equipamento, ambientação e enquadramento;

·         Gravando aulas com Screencastify: tutorial mão na massa para o uso do desse aplicativo de captura de tela como ferramenta de ensino remoto, desde a instalação à criação de vídeos e compartilhamento.

Sobre a plataforma Aprendendo Sempre

Para contribuir com os gestores educacionais, professores e famílias neste período em que os alunos não podem frequentar as escolas, um grupo de organizações sociais ligadas à educação se reuniu para criar uma plataforma digital que pudesse reunir em um só canal várias soluções, materiais pedagógicos e ferramentas em apoio à continuidade dos estudos e à experiência de aprendizagem.

Desta iniciativa, surgiu a plataforma “Aprendendo Sempre” (https://aprendendosempre.org/), criada coletivamente por 35 organizações, incluindo Oi Futuro,  Fundação Lemann, Cieb (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), Nova Escola, Porvir, Unicef e outras.

A plataforma é gratuita, de fácil acesso e seu conteúdo estará em atualização constante. Os materiais e orientações pedagógicas do site seguem o alinhamento com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), referencial indispensável para conhecimentos e habilidades a serem considerados no aprendizado, para todos os alunos.

Na plataforma “Aprendendo Sempre”, os materiais podem ser acessados conforme o interesse do usuário – professores, gestores e famílias – ou nos seguintes temas:

  • Ferramentas – que reúne uma série de dicas sobre aplicativos, sites, campanhas e canais digitais com atividades que podem ser feitas a distância;
  • Recomendações – dicas para gestores e professores criarem espaço virtual de aprendizagem;
  • Experiências – cases e histórias de experiências virtuais de estudos;
  • Agenda – previsão de cursos, seminários, palestras e debates online.

O usuário também pode solicitar informações ou conteúdos específicos que gostaria de ter acesso, ou, ainda, compartilhar materiais, pelo canal de contato da plataforma: contato@aprendendosempre.org.br.

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro atua como um laboratório para cocriação de projetos transformadores nas áreas de Educação, Cultura, Inovação Social e Esporte. Por meio de iniciativas e parcerias em todo o Brasil, estimulamos o potencial dos indivíduos e das redes para a construção de um presente com mais inclusão e diversidade.

Na Educação, o Oi Futuro investe no Núcleo Avançado em Educação (NAVE), parceria público-privada desenvolvida desde 2006, com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco em duas escolas públicas de Ensino Médio Integrado ao Profissional. O NAVE já formou cerca de 2,8 mil estudantes e, atualmente, envolve mais de mil alunos e 70 educadores nas duas escolas. O programa oferece cursos técnicos de Programação e Multimídia, com foco na preparação de jovens para as economias digital e criativa e formando cidadãos críticos e transformadores. As escolas funcionam como laboratórios de criação e experimentação de metodologias pedagógicas inovadoras, disseminadas por meio de publicações como as duas edições do “e-NAVE – Guia de Práticas Pedagógicas Inovadoras”, publicação digital gratuita, e formação para cerca de 1.000 educadores das redes públicas de 53 municípios do Rio de Janeiro e Pernambuco por meio de cursos presenciais e semipresenciais de robótica educacional, midiaeducação e uso pedagógico de tecnologias.

FONTE: Filomena Brandão (Oi Futuro)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles