Imagem: Os conteúdos do Luz do Saber são mais uma alternativa educativa e de lazer para as crianças neste período de suspensão das aulas presenciais e isolamento social em razão da pandemia da Covid-19 (Imagem: Divulgação)

Na tela, a imagem de crianças expressando alegria numa mesa de estudos e, ao lado, a informação “os melhores jogos e atividades para aprender brincando” já dão uma ideia do que oferece a plataforma on-line Luz do Saber.

A ferramenta disponibiliza gratuitamente diversos conteúdos educativos e lúdicos voltados para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental que se estão alfabetizando. Se escolas públicas já estavam começando a usá-lo como apoio, neste período de isolamento social e suspensão de aulas em razão da pandemia da COVID-19, o recurso se torna ainda mais oportuno ao ser utilizado em casa com orientação dos pais, na falta presencial do professor.

O Luz do Saber é resultado de parceria entre Universidade Federal do Ceará – através do Laboratório de Mídias Educacionais do Instituto UFC Virtual –, Governo do Estado do Ceará e Prefeitura de Fortaleza. É gerido e financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), no âmbito do Programa Cientista-Chefe em Educação Básica do Estado do Ceará.

Entre os objetivos do Luz do Saber está o de “colaborar com a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental nos processos de oralidade, leitura e escrita a partir do contato com os diversos gêneros orais, escritos e digitais”. A ferramenta também leva as crianças “à inserção da cultura digital através de jogos educativos, atividades divertidas e personalizadas, diversos gêneros orais e escritos, por meio de módulos como ‘Começar’, ‘Ler’, ‘Escrever’ e ‘Biblioteca'”.

No portal, podem ser encontradas atividades on-line, jogos e aplicações voltadas para o desenvolvimento da escrita, além de livros didáticos para download nos níveis de primeiro e segundo anos do ensino fundamental e materiais com orientações didáticas aos professores. Também é ofertada uma biblioteca com 34 outros livros, que será ampliada para contar com cerca de 200 obras da coleção PAIC – Prosa e Poesia, do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), da Secretaria da Educação do Estado.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC e coordenador do Programa Cientista-Chefe em Educação Básica informa que o Luz do Saber, em sua formatação original, foi desenvolvido há cerca de 10 anos dentro da política de Alfabetização na Idade Certa. Com o passar do tempo, houve a necessidade de atualização da plataforma e a demanda foi encaminhada ao Programa Cientista-Chefe em Educação Básica e daí para o Instituto UFC Virtual e Laboratório de Mídias Educacionais da UFC.

“Montamos, imediatamente, a equipe no final de 2018, contando com a essencial participação de Marcos Dionísio [pedagogo e integrante da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza], um dos artífices das versões em uso da plataforma. Como parceiro que aderiu de imediato e de modo extremamente dedicado, profissional e competente, encontramos o Laboratório de Mídias Educacionais da UFC, liderado pelos professores Henrique Pequeno [coordenador], George Gomes [coordenador acadêmico do Luz do Saber] e Gilson Júnior [gerente de projeto]”, diz.

INOVAÇÕES – Para o Prof. Jorge Lira, os ajustes necessários exigidos, “sempre muito desafiadores e enriquecedores, inclusive em termos de pesquisa, conduziram a um protótipo bastante robusto após um ano de intenso trabalho da equipe”. Com a eclosão da pandemia do coronavírus e o cenário atual de atividades domiciliares por conta do isolamento social, ele revela que aceleraram o trabalho e a divulgação da nova plataforma.

O coordenador acadêmico, George Gomes, explica que o Luz do Saber ganhou muitas inovações e oferece as possibilidades tanto de utilização em sala de aula, como recurso complementar ao que é ministrado pelo professor presencialmente, quanto de utilização em casa pela criança. Mas não é uma ferramenta nos moldes de ensino a distância, porque não é esse o objetivo. A plataforma original foi mais que atualizada. Os conteúdos foram revistoselementos visuais e novos recursos interativos foram criados e foram também implantados recursos de gamificação, oferecendo aos pequenos usuários muito da linguagem dos jogos eletrônicos atuais, que eles utilizam tanto no computador e tablet quanto no celular.

Como a plataforma é expansível, é plano tornar a ferramenta disponível em versão para outros públicos. “No momento, estamos ampliando o projeto para a versão apropriada para educação de jovens e adultos, sempre em parceria com a SEDUC”, anuncia o Prof. Jorge Lira.

Fonte: Laboratório de Mídias Educacionais do Instituto UFC Virtual – site: https://fundamental.luzdosaber.virtual.ufc.br

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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