Estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO), conforme o Edital nº 01/2020. Ao todo são 137 vagas, distribuídas em oito instituições de ensino associadas no País. Para a Universidade Federal do Ceará, são ofertadas 15 vagas. As inscrições para o Exame Nacional de Acesso podem ser feitas pelo site do PROFSOCIO, por meio de formulário eletrônico, até 15 de junho.

Nesta edição, devido às medidas de isolamento social adotadas na tentativa de conter a pandemia de coronavírus (COVID-19), o processo seletivo será realizado on-line, abrangendo três etapas: envio da carta de intenções; defesa virtual da carta de intenções; e arguição virtual de conhecimentos específicos. A divulgação da lista dos aprovados será no dia 31 de julho, com início das aulas em agosto.

Para se inscrever, os interessados devem ser formados em qualquer curso de licenciatura, com diploma reconhecido pelo MEC, e atuar como professor na Educação Básica da Rede Pública de Ensino, na condição de efetivo ou temporário. O curso é oferecido gratuitamente, em nível de pós-graduação stricto sensu, e reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação ligada ao Ministério da Educação (MEC).

O PROFSOCIO é ofertado em rede. Além da UFC, participam do programa a Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG – campi de Sumé e Campina Grande), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual Paulista (UNESP – campus de Marília), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA).

Informações sobre bolsas, projetos e processo seletivo podem ser acessadas no edital de seleção do PROFSOCIO.

Fonte: Prof. Irapuan Peixoto Lima Filho, coordenador do PROFSOCIO na UFC – e-mail: irapuanpeixoto@yahoo.com.br

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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