Como parte da programação da Bienal Internacional de Teatro do Ceará – BITCE, o Seminário Teatro e Mito, segue neste fim de semana com palestras online em seu canal do Youtube e na rede social Facebook. Nesta sexta-feira (11), de 19h às 21h, será apresentado o tema “Teatro e ritual”, no sábado (12) os “Mitos da voz no teatro” e no domingo (13) o “Teatro e máscara”, ambos das 16h às 18h.

As inscrições podem ser feitas no site Sympla e as palestras são transmitidas, ao vivo, pelo Youtube e facebook do evento.

A coordenadora do evento e da Escola Livre Teatro da Boca Rica, Rejane Reinaldo, explica que a bienal traz para o centro dos debates e dos experimentos, o mito na criação teatral. “O mito é transversal em toda a história da arte e se relaciona diretamente com a dramaturgia”, completa.

Os debates deste ciclo do mês de setembro será movimentado por convidados do Brasil, Peru, França e Portugal, e dos estados Ceará, Pará, Acre, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A BITCE é uma mostra internacional de espetáculos, de multiresidências e de experimentos cênicos de intercâmbio entre criadores do teatro. Após este ciclo formativo de palestras, o evento apresentará, em novembro, a programação de espetáculos em três cidades: Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral.

Ao todo, as atividades da BITCE reunirão pensadores criadores de países como Argentina, Espanha, França, Portugal, Peru, Chile e Itália; além do Brasil, com representantes dos estados do Ceará, Pará, Acre, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Norte.

O evento contará com 40 apresentações, 300 artistas, criadores pesquisadores e técnicos envolvidos e atividades em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral. No final do evento será produzido um livro catálogo, como registro, memória e pensamento desta edição.

A Bienal Internacional de Teatro do Ceará é uma realização da Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo do Governo Federal, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem patrocínio da CEGÁS, da Caixa Econômica Federal, da Cagece e da Indústria Químico Farmacêutica Cearense Ltda – Farmace.

PROGRAMAÇÃO

Dia 11 de setembro (sexta-feira), de 19h às 21h.
“Teatro e ritual” – Adelice Souza (Brasil / Ufac) e Zeca Ligiero (Brasil / Unirio)

Dia 12 de setembro (sábado), de 16h às 18h.
“Mitos da voz no teatro” – Enrique Pardo (Panthéâtre / França) e Thales Branche (Pará / Ufac)

Dia 13 de setembro (domingo), de 16h às 18h.

“Teatro e máscara” – Armando Nascimento Rosa (Portugal / Estc / Ipl / Ciac) e Oswald Barroso (Brasil / Uece)

 Inscrições através do link do Sympla (https://url.gratis/Ia2JA).

Informações: (85) 9.8784.1374 e bienaldeteatrodoceara@gmail.com.

FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA – DÉGAGÉ

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles