Palhaço Tomate. Foto de Cristiane Fontinha

Já é regra. Todo mês de outubro tem TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará. Tem sido assim durante 9 edições já realizadas. Mês das crianças é também o mês do TIC, com espetáculos de qualidade em Fortaleza e outras cidades do Estado. Em 2020 não podia ser diferente, mas também não pode ser como sempre foi, em virtude da pandemia de Covid-19, que tornou necessário manter o isolamento social.

“Livres para celebrar” é o tema da 10ª edição, que terá grande parte da programação entre os dias 16 de novembro e 06 de dezembro, toda virtual. Mas para não abrir mão de comemorar o aniversário de 10 anos do TIC na semana da criança, no dia 12 de outubro haverá uma live, às 17 horas, com várias apresentações, marcando o lançamento desta edição.

LIVE DE LANÇAMENTO

Na live do dia 12 de outubro o diretor do festival, Emídio Sanderson, apresentará a programação que marcará o TIC entre os dias 16 de novembro e 06 de dezembro, com seminário, adaptações de espetáculos teatrais para versões virtuais e sessões virtuais para estudantes de escolas de Fortaleza, Caucaia, Morada Nova e Senador Pompeu, com interação ao vivo pela web dos personagens com os alunos. Será uma edição onde artistas e público viverão um clima de festa onde a criança é a protagonista, reafirmando os objetivos do festival.

E tem espetáculos na live! Artistas que fazem parte da história do TIC são atrações no dia 12 de outubro. Quem abre é o Palhaço Tomate, da Argentina, com três números e uma aula de escultura de balões. Em seguida, o festival apresenta “Ester“, com a artista pernambucana Odilia Nunes. Depois é a vez de contação de história com o cearense Luciano Lopes. E para encerrar, exibição do show “Doidice que Dá“, com a cantora e atriz Natasha Faria. Emídio Sanderson estará ao vivo na live, anunciando cada apresentação, previamente gravada, e dando detalhes de como será toda a 10ª edição do TIC.

10 ANOS DE TIC

O tema da edição anterior, “Viva essa experiência”, que visava estimular os sentidos do público infantil e adulto, bem que poderia ser aplicado à edição de 2020, reinventada, estimulando novas experiências no ambiente 100% virtual. Mas são 10 anos e o tema não poderia ser outro além de “Livres para celebrar“, festejando as conquistas e o legado que TIC tem gerado à cultura infância do Ceará, que vão além dos palcos, registrando desdobramentos em diferentes frentes, inclusive no campo da política e gestão cultural e nas transformações de realidades de crianças que vão a primeira vez ao teatro.

O TIC teve papel fundamental na criação do Plano Cultura Infância do Ceará e do Edital em 2016. Em nove edições realizadas o festival alcançou um púbico de quase 170 mil pessoas, em 346 sessões de espetáculos realizadas, boa parte delas exclusivas para escolas, recebendo 46 mil alunos. Nos palcos, foram 126 atrações de vários estados do Brasil e de mais 10 países. No TIC aconteceram 13 estreias de espetáculos. E nos bastidores do festival, foram gerados cerca de 100 empregos direto por cada edição.

 Apresentado pelo Ministério do Turismo, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o 10º TIC é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura e Invento Produções Culturais. Tem o patrocínio da Nufarm, Nerorubber, Sugar Shoes, Coopershoes e Votorantim. Apoio institucional: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult)/ Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Parceria: Ação Humanitária, Instituto Dragão do Mar/Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Promoção: D’Grau Produções e Instituto Seara. Agradecimento: Enel.

 Youtube: www.youtube.com/InventoProducoesCulturais.

Mais informações: www.festivaltic.com.br.

FONTE: Sônia Lage e Luana Rodrigues

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles