Turma do PEOp 2020. 

O Centro Infantil Boldrini, hospital que é referência no tratamento de câncer e doenças do sangue em crianças e adolescentes, abriu processo seletivo para estudantes de graduação na área da Saúde e Ciências Biomédicas que desejam participar do PEOp 2021 (Programa de Educação em Onco-hematologia Pediátrica para Graduação na Área da Saúde). As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de outubro e-mail secmedica@boldrini.org.br.

O hospital oferece 21 vagas para estudantes que queiram adquirir experiência de treinamento em Laboratório de Hematologia (1 vaga), Biologia Molecular (2 vagas), Produção de Anticorpos Teraupêuticos (1), Bioinformática/Epigenética (2 vagas), Genética de tumores sólidos (2 vagas), Espectrometria de Massa (1 vaga), Imunoengenharia (1 vaga), Genética (1 vaga), Patologia (2 vagas), Epidemiologia (2 vagas), Serviço de Imagem (1 vaga), Saúde Mental (1 vaga), Odontologia (2 vagas), Enfermagem (1 vaga) e Farmácia (1 Vaga).

“O objetivo primário do programa é encorajar os estudantes a perseguirem uma carreira de pesquisa em onco-hematologia pediátrica, com base em laboratório ou cientista clínico”, ressalta a Dra. Silvia Brandalise, presidente do Centro Infantil Boldrini.

A experiência do Programa tem resultados positivos na vida acadêmica e na formação dos participantes. É o que atesta o residente em Clínica Médica da Unicamp, Ricardo Afonso Alves dos Santos. “Em 2013, eu cursava o início da graduação em Medicina, e participava do Grupo de Estudos em Oncologia da Unicamp. Ao longo do ano me tornei coordenador. Junto com outros colegas, estávamos procurando atividades que pudessem dar vivência em oncologia. Foi quando a Dra. Silvia nos convidou para uma palestra e, ao final do evento, nos avisou que gostaria que alunos da graduação conhecessem o Boldrini. Estava nascendo no ano seguinte o PEOp! Participei da subárea de Anatomia Patológica, sob a supervisão da Dra. Izilda Cardinalli, com quem aprendi muito. De início, encarava o programa como uma oportunidade de estar em um serviço de excelência e ter contato com trabalhos e tarefas que ainda não conhecia muito bem. Mas, no decorrer do estágio, percebi que a imersão proporcionou ensinamentos sobre gestão hospitalar, oncologia pediátrica, psicologia, farmacologia e mesmo biologia molecular. Embora inserido em uma especialidade, sempre tive a chance de ter contato com todos os setores do hospital e ser instruído por excelentes profissionais”, relembra.

Turma do PEOp 2014, que teve Ricardo como uma dos participantes. 

Outro aluno que participou da primeira turma do PEOp e hoje sente falta da conivência e ressalta o aprendizado no Boldrini, Daniel Shoji Hayashi, que na época tinha terminado o 1º ano de Medicina e hoje é residente do 2º ano de Pediatria Geral na Unicamp. “Naquela fase, a carga teórica do curso de Medicina era muito grande, com pouquíssimas atividades práticas e contato com paciente. A oportunidade de realizar um estágio prático no Boldrini era algo muito atrativo. Fiz meu estágio na área de Patologia, tendo em mente que durante aquele ano tivemos matérias que envolviam muito o uso de microscópios e identificação de células/tecidos, o que poderia ajudar na rotina de um laboratório de Patologia. Ao longo daquele mês, vivenciamos a rotina dentro do Hospital, participamos das reuniões clínicas e nos envolvemos com a Oncologia Pediátrica”, conta.

A trajetória de Daniel no hospital não parou no PEOp. “Após o término do estágio, tive interesse de prolongar de alguma forma aquela experiência, tanto que ao longo da faculdade realizei meu projeto de iniciação científica no Laboratório de Biologia Molecular sob orientação da Ana Luiza Seidinger. O trabalho resultou na premiação de um dos melhores trabalhos do XXV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Confesso que sinto bastante saudade da rotina lá no Boldrini”, relembra, se preparando para voltar ao Boldrini no próximo ano desta vez no ambulatório de Pediatria, dentro do seu programa de residência.

 

Após PEOp, Daniel fez Projeto de iniciação Científica no Boldrini e foi premiado em Congresso. 

Como participar

Para participar o estudante precisa encaminhar o currículo completo, uma carta de recomendação de um professor e o histórico escolar. O resultado da seleção será divulgado no dia 16 de novembro. Confira o edital completo no site do Boldrini, no link Editais e Publicações (https://www.boldrini.org.br/assets/uploads/editalpeop2021.pdf).

Os estudantes participantes do PEOp receberão treinamento em ambiente especial, criado pela interação dos pesquisadores vinculados às áreas básicas, médicos voltados para pesquisa clínica, e alunos de pós-doutorado. Dependendo do seu interesse, os alunos concentrarão suas atividades em áreas específicas. Serão pareados com um mentor, que compartilha dos seus interesses em temas afins.

Em 2021, esse modelo pioneiro no Brasil completa sua oitava edição. Ele é conveniado com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e se inspira no Programa de Oncologia Pediátrica para Estudantes da Graduação das áreas da saúde (POE), ministrado pelo Hospital St. Jude (Memphis, Tennessee), maior hospital terciário especializado em hematologia e oncologia pediátrica dos Estados Unidos (www.stjude.org.poe).

O estágio ocorrerá de 04 janeiro a 12 de fevereiro de 2021 e o tempo mínimo necessário é de seis semanas. A programação diária, das 8 às 16 horas, depende da área na qual está trabalhando, mas se espera que os estudantes fiquem em tempo integral. Será disponível a cada estudante o acesso à Biblioteca do Centro Boldrini e à Internet. Alimentação será fornecida gratuitamente no refeitório do Hospital. Os participantes não receberão bolsa para o seu curso de férias.

Ao fim do programa, todos participantes deverão fazer uma apresentação em Power Point sobre as atividades do estágio ou seu anteprojeto de pesquisa de iniciação científica ou sobre um tema de revisão bibliográfica.

Ao fim do curso, todos participantes deverão fazer uma apresentação em Power Point sobre as atividades do estágio ou seu anteprojeto de pesquisa de iniciação científica ou sobre um tema de revisão bibliográfica.

Sobre o Centro Infantil Boldrini

Centro Infantil Boldrini − maior hospital especializado na América Latina, localizado em Campinas, que há 42 anos atua no cuidado a crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue. Atualmente, o Boldrini trata cerca de 10 mil pacientes de diversas cidades brasileiras e alguns de países da América Latina, a maioria (80%) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos centros mais avançados do país, o Boldrini reúne alta tecnologia em diagnóstico e tratamento clínico especializado, comparáveis ao Primeiro Mundo, disponibilidade de leitos e atendimento humanitário às crianças portadoras dessas doenças. www.boldrini.org.br

FONTE: Fonte Comunicação (Marina Prado)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles