O IFCE em parceria com a Associação Peter Pan lançou o aplicativo de oncologia pediátrica APPonco. Trata-se de uma ferramenta que irá contribuir no diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e ajudar crianças e adolescentes na busca pela cura. O aplicativo foi desenvolvido pelo IFCE campus de Aracati, por meio do Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas (LAR), a partir de demanda e requisitos apresentados pela Associação.

O aplicativo já está disponível na Apple Store e na Google Play.

O APPonco consiste numa solução computacional que promove o acesso rápido e seguro à informação para profissionais, pacientes, familiares e cuidadores. De acordo com o professor Reinaldo Braga, coordenador do projeto, a parceria conjugou a atuação da Associação com a expertise técnica do Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas sediado no campus de Aracati.

O desenvolvimento do projeto contou com a colaboração de  alunos bolsistas e voluntários do bacharelado em Ciência da Computação do campus de Aracati. Participaram também os professores Thiago Felippe de Lima Bandeira e Carina Teixeira de Oliveira. “Formado por pesquisadores mestres e doutores, além de profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação, o LAR detém vasta experiência na concepção e desenvolvimento de plataformas computacionais para apoio à tomada de decisão especialmente em sistemas de saúde”, explica o professor Reinaldo.

O lançamento do APPonco ocorre durante o chamado setembro dourado, mês que concentra ações de conscientização sobre o câncer infantojuvenil. Para a apresentação oficial do aplicativo está sendo realizada uma série de eventos online. O primeiro ocorreu com a participação do reitor Virgílio Araripe.  Na ocasião, ele falou sobre a importância da iniciativa, destacando o trabalho realizado pela equipe de professores e estudantes do campus de Aracati envolvidos nesse projeto. “É um momento de muita alegria, de muita honra, pelo fato de estarmos ajudando. Esse é um papel social também do Instituto Federal para que a gente possa colaborar com a saúde e com o desenvolvimento do país”. Ele acrescentou que a participação do IFCE nessa iniciativa em parceria com a Associação Peter Pan se reverteu também num aprendizado. “É um momento de crescimento humano, de podermos ajudar e crescermos também”, frisou.

FONTE: Elinaldo Rodrigues – Campus de Aracati

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles