Crianca-lendo-no-tablet-no-escuroAP

 

Para dormir bem, é melhor ler um livro impresso do que um e-book, afirmou um estudo divulgado na última semana, explicando que a luz azul dos tablets afeta o sono.  Os pesquisadores do Brigham and Women’s Hospital de Boston compararam os efeitos biológicos de ambos os tipos de leitura antes de dormir. o estudo foi publicado no jornal Proceedings, da Academia Nacional de Ciências.

Durante duas semanas, 12 participantes fizeram suas leituras em tablets e em livros impressos quatro horas antes de dormir, durante períodos de cinco dias consecutivos. “Aqueles que liam livros em tablets levaram mais tempo para dormir, tinham menos sono à noite, e sua produção de melatonina (que induz ao sono) se reduzia”, explica a autora do estudo, Anne-Marie Chang, pesquisadora de Ciências do Sono do hospital de Boston.

Foi constatado ainda que os leitores de tablets dormem uma hora mais tarde do que os outros e estão menos alertas no dia seguinte- mesmo após oito horas de sono. Os pesquisadores acreditam também que o uso dos aparelhos, principalmente entre crianças e adolescentes, “desempenha um papel , ao perpetuar a falta de sono”, tendência que se agrava há meio século.

 

Texto: AFP || Imagem: Internet

Tagged in:

, , ,