11330037_10152911425173527_5305684896927222739_n

 

 

No começo eram dois jovens e uma ideia. Hoje, são mais de 35 cidades pelo mundo simultaneamente, milhares de pessoas e um ideal: ressignificar muros, transformando-os em galerias ao ar livre. É assim que, Fortaleza  vai receber a 2° edição no dia 6 de junho , a partir das 16h no Largo dos Tremembés, Praia de Iracema. Eu estou falando do Wallpeople,   um projeto internacional de arte colaborativa que traz como proposta a criação de uma intervenção artística urbana e efêmera. A ideia é reunir pessoas das mais diversas áreas profissionais e provenientes dos mais diferentes espaços da cidade, para interagir juntas em uma obra mundial coletiva, que resulta na transformação de muros em verdadeiros murais.

Em Fortaleza, o evento é realizado pela Soy Studio, em parceria com a Koisa & Tao Produções.

Mundialmente, essa é a sexta edição do projeto. No Brasil, além da capital cearense, São Paulo e Rio de Janeiro também realizarão o Wallpeople 2015. Ao redor do mundo, cidades como Barcelona, Lisboa, Santiago, Cidade do México, Madrid, Bogotá, Bilbao, Istambul, Berlim, Buenos Aires, Roma, Valencia, San Juan, Budapeste, Sevilha, Oporto e Zaragoza também compõem a iniciativa.

O tema geral do Wallpeople 2015 é “Escrevendo muros – Literatura e arte”. Para participar, artistas e anônimos devem se dirigir na data do evento ao Largo dos Tremembés, levando consigo suas criações que serão expostas no muro selecionado pela organização. “Todos os formatos que possam ser exibidos no muro são aceitos: fotografia, ilustração, texto, colagem, tela, arte com plantas, composições feitas com materiais distintos, etc. Ao final da exposição, os participantes poderão levar pra casa sua própria obra ou escolher a de um outro participante”, explica Davi Gomes, coordenador do Wallpeople Fortaleza. Eu já estou esperando ansiosamente pelo evento, ainda mais que o tema é relacionado à literatura.

Segundo Davi, o objetivo é colaborar para que as pessoas transformem sua relação com a cidade e façam parte da maior galeria colaborativa ao ar livre do mundo. “Convidamos todos a participarem e expor suas obras relacionadas com o tema, sob qualquer ponto de vista: citação de poemas, homenagem à escritores e literatos, releituras visuais de obras clássicas, declamação de poesias ou mesmo frases célebres de grandes escritores”.

Agora é esperar e já ir pensando no que você vai produzir no muro. É hora de deixar a imaginação  rolar solta.
Serviço
Wallpeople Fortaleza 2015
Local: Praia de Iracema – Largo dos Tremembés
Data: 06/06/15
Horário: 16 horas
Participação gratuita

 

Texto: Eduardo Sousa| Imagem: Divulgação