portoiracemadasartes_daniel-tavares-01

 

Nos últimos anos, as escolas de cinema vêm ganhando força no Brasil e uma das apostas mais importantes nesta área é a dedicação que se dá a etapa da criação de um bom roteiro. Billy Wilder, um dos maiores mestres do cinema, já dizia que “oitenta por cento de uma imagem é escrita, os outros vinte por cento é a execução, tais como ter a câmera no local certo e ter o luxo de bons atores em todas as partes”. Foi pensando nesta aposta que o Laboratório de Audiovisual, da Escola Porto Iracema das Artes, que é conduzido pelos diretores Karim Ainouz, Marcelo Gomes e Sérgio Machado, reforça a ideia de valorizar o aprendizado e o aprimoramento na escrita de roteiro, fazendo com que os estudantes se familiarizem com as noções básicas da escritura articulada para a linguagem audiovisual.

Seguindo uma metodologia específica de ensino e desenvolvimento de roteiro cinematográfico, o Laboratório de Audiovisual, do Porto Iracema das Artes, irá realizar de 13 a 17 de Julho, das 9h às 12h e das 14h às 18h, o curso gratuito “Roteiro: Elementos de Escritura Cinematográfica”, com o escritor e roteirista Daniel Tavares. As inscrições estão abertas até sexta-feira, 10 de Julho, pelo site www.portoiracemadasartes.org.br. As vagas são limitadas.

As aulas irão apresentar aos participantes uma breve perspectiva histórica da evolução da dramaturgia clássica e moderna, aprofundar nos elementos fundamentais da escritura cinematográfica (ideia, tema, conflito, personagens, gêneros dramáticos e modelos estruturais), assim como abordar uma metodologia de análise a partir de um conjunto de ferramentas úteis aos mecanismos discursivos (premissa, ponto de vista, eixos dramáticos e temáticos).

Também serão abordadas as distintas etapas de elaboração de um relato cinematográfico (storyline, sinopse, argumento, escaleta e roteiro) e as especificidades da escritura para ficção e para documentário, observando os requisitos formais dos atuais editais brasileiros de desenvolvimento de projeto. De caráter imersivo e teórico-prático, o curso também estará pontuado por exercícios específicos de escritura e formato.

O escritor, cineasta e roteirista, Daniel Tavares (RJ) é formado pela Escola de Comunicação da UFRJ e pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños, em Cuba, tendo coordenado, por três anos, a cátedra de Roteiro Cinematográfico da EICTV. Participa, como assessor, em laboratórios de desenvolvimento de roteiro e em comissões técnicas de avaliações de projetos. Atualmente, mantém atividades docentes no Brasil (Centro Audiovisual Norte-Nordeste), no México (Campamento Audiovisual Itinerante) e em Cuba (cursos Regular e Extramuros da EICTV). Em paralelo às consultorias profissionais de roteiro para ficção e documentário, escreve e desenvolve projetos em parceria com roteiristas, produtores e diretores dos mais distintos lugares da América Latina.

Serviço:

“Roteiro: Elementos de Escritura Cinematográfica”

O que: Curso gratuito de roteiro do Laboratório de Audiovisual, do Porto Iracema das Artes

quando: de 13 a 17 de Julho, das 9h às 12h e das 14h às 18h

Onde: Escola Porto Iracema das Artes

Inscrições: www.portoiracemadasartes.org.br

 

Fonte: Porto Iracema das Artes