Entre Aspas

[Dia 19 novembro] Arte e solidariedade se unem na 7ª exposição do projeto Amigos em Ação

Trabalho, o equilíbrio da vida_Expedito Lima

 

Unir um grupo de artistas plásticos de estilos e técnicas distintos em favor da solidariedade não parece tarefa fácil, mas, com empenho e dedicação, isto se torna possível. Em um único espaço, o visitante cearense terá um amplo panorama das artes plásticas, é com esta proposta que o movimento social Amigos em Ação realiza a 7ª Exposição de Obras de Arte do projeto. A mostra coletiva Amigos em Ação reúne 74 obras de arte entre pinturas, desenhos, gravuras, fotografias e esculturas de 53 artistas plásticos e fotógrafos renomados do cenário local e até internacional, bem como talentos da nova geração das artes cearenses.

A exposição será aberta oficialmente no próximo dia 19 de novembro, às 19 horas, na Galeria Casa D’Arte, na Rua Barbosa de Freitas, 1035, Aldeota, em evento para convidados. As obras ficarão expostas para visitação pública gratuita a partir da sexta-feira (20), até o dia 5 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e aos sábados, das 10 às 13 horas.

Todos os trabalhos foram doados pelos artistas para a campanha anual do projeto Amigos em Ação e participam do tradicional Leilão de Obras de Arte, cujos lances já podem ser feitos pelo telefone (85) 3466.4303. Este ano, participam artistas como Caetana Alcântara, Francisco Bandeira, Sergei de Castro, Maurício Cals, Ascal, Mano Alencar, Fernando Rodrigues, Vlamir de Sousa, Vando Figueirêdo, Tarciso Viriato, entre outros.

Durante o almoço de encerramento da campanha, no dia 12 de dezembro, será realizado o leilão no qual os fundos arrecadados serão destinados para manutenção das obras assistenciais do projeto Amigos em Ação durante todo o ano de 2016.

A cada edição, um artista plástico doa o direito do uso de imagem de uma obra de arte para a identidade visual da campanha. Esse ano, a obra tema “Trabalho, o equilíbrio da vida” do artista plástico Expedito Lima ilustrará todas as peças de divulgação, cartazes, camisas e convites da campanha. Natural de Fortaleza (EC), Expedito Lima é artista plástico e pinta por mais de 30 anos. Especialista em óleo sobre tela, o pintor autodidata escolheu o impressionismo como a melhor escola para expressar seu sentimento pictórico e linguagem artística. Membro do grupo “Artistas da Praia”, Lima acumula em seu currículo diversas premiações e participações em exposições de arte e é, atualmente, um artista respeitado em todo o âmbito da sociedade cearense.

Doação de alimentos

Em paralelo à exposição de obras de arte, a Campanha Amigos em Ação vem mobilizando os conselheiros e associados para a arrecadação de gêneros alimentícios. A expectativa dos organizadores é atingir a meta de 30 toneladas de alimentos não perecíveis, mantendo o montante arrecadado em 2014. Este ano, seis instituições serão beneficiadas com as doações: ABENJ – Associação Beneficente e Educacional Nova Jerusalém, Lar Nossa Senhora de Fátima, Lar Torres de Melo, Oficina do Senhor, SAERG – Sociedade de Assistência e Educação Rural de Guanacés e Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza.

As instituições foram criteriosamente avaliadas e selecionadas pelos 44 conselheiros e diretores do Amigos em Ação, entre as 46 entidades indicadas este ano. “Nossa escolha é sempre baseada na seriedade, notória credibilidade e resultados que o trabalho destas instituições gera para a sociedade e, ainda para conquistar com sua trajetória o interesse dos conselheiros, uma vez que a votação é sempre muito disputada”, explica Germano Belchior, diretor do Amigos em Ação. Além dos donativos, as instituições receberão um troféu de reconhecimento pelo seu trabalho.

O movimento Amigos em Ação conta com a colaboração de 1500 empresários de diversos setores e a dedicação voluntária dos diretores e conselheiros do projeto no desenvolvimento da campanha. Cada participante tem que doar, no mínimo, 60 Kg de alimentos não perecíveis. Nos seus 24 anos de existência, o Amigos em Ação já arrecadou e doou cerca de 355 toneladas de alimentos não perecíveis beneficiando mais de 100 entidades filantrópicas e comunidades carentes. Na edição de 2014 foram arrecadados 33 toneladas de alimentos, 7% a mais que a meta estabelecida para arrecadação. Para este ano, a expectativa dos organizadores é superar, mais uma vez, o alvo de 30 toneladas.

Serviço:
7ª Exposição Coletiva de Obras de Arte Amigos em Ação – 24ª Edição
Abertura: 19 de novembro
Horário: 19 horas
Local: Galeria Casa D’Arte
Endereço: Rua Barbosa de Freitas, 1035, Aldeota
Visitação pública gratuita: De 20 de novembro a 5 de dezembro
Horário: de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e aos sábados, das 10 às 13 horas

 

 

 

Texto: Eduardo Sousa | Imagens: Divulgação

Recomendado para você