Chef Bela Gil | Foto: Pedro Serrão

O “Festival Delícias do Mundo”, considerado um dos maiores eventos de gastronomia em Fortaleza começa a partir desta sexta-feira (22) e vai até o dia 24 de setembro, acontecendo na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Reunindo sabores, temperos e culturas,  o festival tem entrada gratuita e promete uma viagem inesquecível pela diversidade e riqueza da culinária internacional, com preço acessível, pagando entre R$ 10 e R$ 30 por prato. Uma das grandes atrações é a palestra com a chef de cozinha natural Bela Gil, conhecida pelas suas criações gastronômicas vegetarianas e veganas.

Embalado por boa música e muita diversão, o festival terá alas divididas por países e continentes em ruas temáticas  como Peru,  França, Grécia Venezuela e países orientais, além da comida nacional. Um programa para toda a família, que contará com oficina de Mini Chefs para o público infantil; laboratórios gastronômicos; feira orgânica com dicas de onde comprar e como cultivar alimentos orgânicos; foodtrucks, drinks, cervejas especiais e vinhos com renomados profissionais; e apresentações culturais temáticas, possibilitando uma verdadeira volta ao mundo.

Comida nacional
Os sabores do Brasil serão apresentados pelo Boteco Imprensa com suas tulipas de frango e petiscos variados. A Coxinha da Rê levará suas famosas coxinhas sem massa, de caranguejo, frango e carne de sol. O Bar Outras Palavras estará presente com o prato “Pedacinho Do Céu”. Já o Chef Carlos Henrique fará o seu famoso “despacito”, uma deliciosa feijoada descontruída e bolinho de carne de cordeiro ao molho de nata. O Chef Luhen oferecerá comida de boteco e o Bar e Restaurante Quintal da Varjota terá petiscos diferenciados.

Comida internacional
Le Park Cevicheria e o Chef Javier Yugar representarão a culinária peruana. O Chef e professor Leo Gondim apresentará a cozinha Grega. A comida francesa também estará presente, com o chef Patrick Gerinette e o chef Guillardo Branco na preparação dos pratos ratatouille e bouef bourguignon . O Tostón trará a culinária venezuelana com a deliciosa “Areta” – tortilha de milho e a cozinha portuguesa irá oferecer doces e bolinhos de bacalhau da Chef Nice Silva. O Chef Élcio Nagano trará a culinária oriental, com os sushis havaianos.

Foodtrucks
Os foodtrucks, grandes vedetes da gastronomia moderna, terão espaço garantido: Pastel do Céu (pastéis com recheios variados), Food Lovers (sanduíches), Karra Espetaria (espetinhos diversos), The Churros (recheados de diversos sabores) e Driver Pizza (com pizzas crocantes e artesanais). Haverá também a presença do Coffeebreakbike, uma bicicleta que prepara cafés de produção 100% cearense e também vende o produto em embalagens de 250 gramas.  Guloseimas também farão parte do Festival com o Chef Karliano Pereira e sua Rosmarino Pães (pães artesanais de diversos sabores) e a confeitaria fit da Chef Cris Gutierrez. A Chef Anax Freitas levará seus doces e tortas brasileiros e a grife Doce Vingança apresentará seus waffles com massa asiática, sorvete e coberturas variadas. Os famosos gelatos italianos naturais feitos à mão, da Bellucci Gelateria, poderão ser degustados.

Shows musicais 

Banda Sargento Pimenta | Foto: Dário Almeida

O Festival será embalado pela boa música com diversas apresentações. Na sexta (22), às 20h30, terá a Banda Sargento Pimenta. Com o nome alusivo ao disco mais influente dos Beatles (Sgt. Pepper’s Lonely Hearts), a banda reproduz fidedignamente as canções dos garotos de Liverpool, com figurino e carisma surpreendentes.

 

Cantora Paula Tesser | Foto: Nicolas Gondim

No sábado (23), às 20h30, a cantora Paula Tesser e o compositor e violonista Marcos Maia farão um tributo a Django Reinhardt, o mestre do jazz cigano. O público terá o privilégio de conferir clássicos do jazz manouche, com diferentes temas dentro do vasto universo da obra do artista. Domingo terá show cênico-musical “Le Son Sur Scène”para as crianças. Às 19h Gustavo Portela apresentará sua trupe mal ensaiada para ludibriar o público com pequenos números de mágica e circo.

Palestras
O evento conta com várias palestras sobre culinária, todas com entrada gratuita. A primeira será com a Chef Bela Gil no palco principal, às 18h na sexta-feira (22). O tema será: “Mudando o mundo pela alimentação”. Bela é conhecida pela culinária saudável e pelos programas Vida Mais Bela e Bela Cozinha, exibidos no canal GNT, e Canal da Bela, no YouTube. Encerrando a noite, às 20h, a professora Juliana Muniz, da AYO Zen, fará a palestra “Alimentação Ayurvédica – A Magia das Especiarias”, uma especialidade da medicina tradicional indiana.

No sábado (23), às 17h, o chef de cozinha Leo Gondim conduz palestra com o tema “Cozinha cearense contemporânea em busca das tradições”. Ele propõe valorizar a culinária tradicional no desenvolvimento da nova cozinha cearense. Tudo isso com qualidade e insumos verdadeiramente nordestinos. Em seguida, às 18h, o chef peruano Javier Yugar fará “Um passeio gastronômico pela culinária da América Latina”. A proposta da palestra é oferecer a cultura de uma comida nutritiva, saudável e de sabor inigualável.

Encerrando o sábado, às 19h, o Chef Élcio Nagano, juntamente com os professores Kersya Coelho e Edilberto Costa e seus alunos Guillardo (pós graduação), Lara, Arantxa e Gustavo, da graduação da DeVry Fanor, irão apresentar o trabalho “Arte na Mesa – Serra, Mar e Sertão”. O projeto visa, de forma lúdica, construir um mosaico que represente uma viagem pela gastronomia cearense.

Oficinas
O domingo (24) terá duas oficinas voltadas para o público infantil: “Ecologia para crianças”, do projeto Muda Meu Mundo, e “Culinária de alimentação saudável para crianças”, do projeto Fora da Caixinha, ambas têm capacidade para 20 crianças. Às 17h também haverá uma palestra e projeção de imagens do projeto Comida Ceará: uma pesquisa sobre as práticas alimentares do cearense. A exibição será no Museu da Cultura Cearense do Instituto Dragão do Mar. A coordenação é de Valéria Laena e do fotógrafo José Albano.

Atividades saudáveis
Visando a saúde e o bem estar, a programação também inclui atividades para exercitar o corpo e a mente. Um aulão de Ioga dará início ao festival na sexta-feira (22), às 17h. O professor Raphael Bruno, da AYO Zen, ministrará a aula na modalidade Kundalini Ioga.

Durante os três dias de evento, haverá recipientes para triagem de materiais recicláveis orgânicos e inorgânicos (plástico, vidro, metal e papel). O evento estimula ainda a doação de alimentos não perecíveis para serem doados à entidades beneficentes.

O Festival Delícias do Mundo é realizado pela produtora cultural Liége Xavier com consultoria gastronômica da chef Regina Mendonça. O evento tem o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e patrocínio da Coca-Cola, através do Mecenato Estadual do Ceará. Conta ainda com o apoio do Centro Dragão do Mar de Arte Cultura.

PROGRAMAÇÃO:
Sexta (22/9)
16h – Abertura
17h – Aulão de Kundalini Ioga com Raphael Bruno (AYO Zen)
18h – Palestra: Bela Gil, “Mudando o mundo pela alimentação”
20h – Palestra: Juliana Muniz, “Alimentação Ayurvedica – A Magia das Especiarias”
20h30 – Show: Banda Sargento Pimenta

Sábado (23/9)
17h – Palestra: Chef Leo Gondim, “Cozinha cearense contemporânea – em busca das tradições”
18h – Palestra: Chef Javier Yugar, “Um passeio pela culinária da América Latina”
19h – Apresentação de projeto “Arte na Mesa – Serra, Mar e Sertão”, da Fanor
20h30 – Show: Jazz cigano “Tributo a Django Reinhardt” com Paula Tesser e Marcos Maia

Domingo (24/9)
16h – Oficina: Ecologia para crianças – Projeto Muda meu Mundo
17h – Oficina: Culinária de alimentação saudável para crianças – Projeto Fora da Caixinha
17h – Palestra e projeção de imagens da culinária cearense – Valéria Laena e Fotógrafo José Albano
18h – Palestra: Chef Cris Gutierrez, “Cozinha natural, saudável, sustentável e cheia de história e sabor”
19h – Show cênico-musical infantil: Gustavo Portela, “Le Son Sur Scène”

Serviço – Festival Delícias do Mundo
Data: 22 a 24 de setembro de 2017
Horário de funcionamento: 16 às 23 horas
Local: Praça Verde do Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura
Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema
Inscrições para as oficinas: por ordem de chegada
Entrada gratuita

 

 

 

 

 

 

Texto: Eduardo Sousa com informações da assessoria | Imagens: creditadas nas fotos