Inscrições poderão ser feitas de 6 a 8 de junho, na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho. Realizado em parceria com o Instituto Iracema, o Curso oferece 15 vagas.

O Instituto Dragão do Mar (IDM), em parceria com o Instituto Iracema, está com inscrições abertas para o curso de aperfeiçoamento em Conservação e Restauração de Bens Patrimoniais Móveis e Integrados – Telas, que acontecerá a partir do dia 25 de junho, na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), localizado na Av. Francisco Sá, 1801, no Jacarecanga. Os interessados precisam realizar as inscrições presencialmente na sede da EAOTPS, das 8h às 12h e 14h às 17h. O período para se inscrever segue até o dia 8 de junho, até atingir o limite de 30 inscrições. O público-alvo é voltado para jovens a partir de 18 anos, prioritariamente, alunos egressos dos cursos de conservação e restauração em tela e escultura e/ou pessoas que possuam habilidades artísticas comprovadas. A formação vai acontecer de segunda a quinta, das 13h30 às 17h30 (4ha).

Dentre as propostas do curso, encontram-se os objetivos de formação pessoal qualificado, desenvolvimento de procedimentos técnicos de higienização através dos componentes da tela: chassi, tecido e base, bem como o método de reetelamento, produção da base e pintura artística e a vivência de experiências de trabalho no campo da cultural.

Marley Uchôa, coordenadora geral da EAOTPS,  afirma que o objetivo é oferecer uma qualificação continuada que oportunize aos interessados conhecer e aplicar técnicas específicas na área da conservação e restauração, a partir do acervo artístico da pintora cearense Sinhá D’Amora. “Trabalhamos para oportunizar aos estudantes a qualificação necessária para entrar no mercado de trabalho”.

Todos os candidatos deverão apresentar no ato da inscrição a seguinte documentação: formulário padrão de inscrição (disponibilizado no ato da inscrição), cópia legível (frente e verso) de um documento de Identificação com foto, comprovante de escolaridade, cópia legível de um comprovante de residência, comprovante de renda mensal e o número do NIS (no caso de estar cadastrado em algum projeto social).

Serão disponibilizados os seguintes benefícios: lanche diário, vale-transporte para o deslocamento da residência e vice-versa (alunos que não residam nas proximidades da EAOTPS) e todo o material didático necessário para o desenvolvimento das atividades dos cursos.

 

SELEÇÃO

O processo de seleção será realizado por uma Comissão Técnica, composta pela Equipe Pedagógica da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho e 01 professor/facilitador, notoriamente reconhecido na área da conservação e restauração de bens patrimoniais móveis integrados. Os integrantes da Comissão Técnica poderão ser substituídos a qualquer tempo, em caso de impossibilidade de participação, decorrente de caso fortuito ou de força maior, por outros técnicos e profissionais igualmente idôneos a serem designados pelo Instituto Dragão do Mar – IDM. Todo o processo constará de uma análise documental e de uma entrevista individual.

Os resultados serão divulgados, através de meios eletrônicos, conforme finalização das etapas de seleção, no dia 14 de junho. Das decisões da seleção realizada cabem recursos, para a própria comissão, no prazo máximo de 24 horas após a divulgação do resultado que desclassificou o candidato. Os casos omissos serão decididos pela Equipe Pedagógica.

 

Serviço:

O quê: Inscrições para curso gratuito de Conservação e Restauração de Telas na EAOTPS
Período: De 6 a 8 de junho ou até ser atingido o limite de 30 inscrições
Onde: Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (Av. Francisco Sá, 1801, bairro Jacarecanga)
Horário: Das 8h às 12h e 14h às 17h
Gratuito
Mais informações: (85) 3238.1244 (De segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 12h e 13h30min às 17h).

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Eduardo Sousa com informações da assessoria | Fotos: divulgação