Ceará Fashion Trade (CFT) movimenta a cadeia produtiva da moda entre os dias 14 e 16 de maio no Centro de Eventos do Ceará

Com o objetivo de reforçar a união da cadeia da moda cearense, o Centro de Eventos do Ceará recebe a quarta edição da feira setorial da moda Ceará Fashion Trade (CFT), de 14 a 16 de maio, com amplos debates sobre os âmbitos e consolidando o Ceará como um dos maiores e principais polos confeccionistas do país, além da convergência dos setores têxtil, de confecções, de calçados e aviamentos.

Durante a Feira, as empresas atacadistas e de pronta entrega dos setores feminino, masculino, infantil, moda íntima, praia, fitness, surfwear, jeanswear, calçados e bolsas, serviços, acessórios, têxtil e aviamentos terão a oportunidade de promover suas coleções junto aos compradores de lojas multimarcas, magazines, lojas especializadas e redes atacadistas, além de atuar junto a representantes, corretores e compradores autônomos.

A CFT promove um ambiente de interação com base em negócios positivos para as empresas expositoras e os compradores nacionais e internacionais presentes, contando com 60 marcas expositoras que apresentarão seus produtos e estarão abertas para encontros de negócios com compradores, representantes comerciais, corretores e profissionais de estilismo, marketing, gestores de moda e imprensa especializada e influenciadores digitais. As empresas cearenses ocuparão os 100 estandes da feira com o mais completo mix de segmentos, indo da moda feminina, masculina e infantil à lingerie e moda praia; da moda plus size às roupas de dormir; da moda fitness ao setor de bolsas, calçados e acessórios e aviamentos.

Apresentado pelo Sistema FIEC e pelo Sebrae/Ceará e realizado em parceria pelos sindicatos industriais da moda no Ceará – Sindroupas, Sindconfecções e Sinditêxtil, a CFT reunirá pequenas, médias e grandes empresas confeccionistas do Ceará com atuação em atacado nas modalidades de pedido futuro, pronta entrega e private label. A promoção é da Ikone Eventos e do DFB Festival.

Painel “Como driblar os desafios e inovar nos setores têxtil e de confecção”

Discutir o futuro do setor é pauta constante no meio empresarial, educacional e político. Como o modelo industrial sobreviverá, o que está mudando no perfil de consumo, quais as alternativas para sua empresa continuar competitiva no mercado? São algumas das perguntas que serão debatidas no primeiro dia de CFT, a partir das 15h30, no painel “Como driblar os desafios e inovar nos setores têxtil e de confecção”, ministrado por grandes nomes como Élcio Batista, secretário Chefe da Casa Civil do Estado do Ceará; Marcelo Ramos, assessor da Diretoria do SENAI CETIQT; Renato Jardim, superintendente de Políticas Industriais e Econômicas da Abit; Paulo André Holanda, diretor Regional do Senai Ceará; Jairo Amorim, diretor Industrial da Guararapes, com mediação de Rafael Cabral, presidente do Sinditêxtil e Lélio Matias, presidente do Sindroupas.

Concurso “Ceará Moda Contemporânea 2019”

Como parte da programação paralela da CFT, acontece a décima edição do Concurso Ceará Moda Contemporânea, primeiro do Brasil a contemplar as três áreas: Costura, Modelagem e Design. Foi idealizado para promover o reconhecimento e a valorização dos estudantes e profissionais de moda atuantes na cadeia produtiva têxtil e de confecção do Ceará, mostrando sua criatividade e relevância. O concurso premia os três melhores candidatos de cada categoria. Além disso, entrega o prêmio de excelência ao candidato da categoria Design que demonstra esmero em seu trabalho, com profissionalismo e pontualidade. Atualmente, o concurso é realizado pelo Sindroupas em parceria com Sinditêxtil.

O evento consolidou-se no meio empresarial e acadêmico e é reconhecido como grande celeiro de novos talentos e profissionais da moda. A ação proporciona a interação do Sistema S com as empresas de moda assim como a grande oportunidade para profissionais e/ou estudantes apresentarem seu potencial para os segmentos envolvidos.

Durante a CFT acontecerá o desfile das 8 coleções dos finalistas da categoria Design e a exposição dos trabalhos das categorias Costura e Modelagem. A premiação dos vencedores representa o ponto alto desse concurso que contará com uma plateia de empresários e representantes de instituições e imprensa, reconhecendo os resultados dos trabalhos desenvolvidos.

Painel “Omnichannel e Customer Centricity – Novas estratégias para um novo Consumidor”

O painel “Novas estratégias para um novo consumidor” abre o bate-papo do segundo dia de CFT, 15 de maio, a partir das 16h. A discussão traz o consumidor como o foco central das indústrias, levantando temas atuais voltados ao marketing aplicado às estratégias de comunicação com o novo consumidor, ao atendimento das demandas frente às tendências de moda e a geração de conteúdo relevante para esse público. O momento será ministrado por Gal Kury, consultora de Marketing e professora Universitária; Gabriela Dourado, jornalista, professora Universitária e editora de moda e estilo de vida do Diário do Nordeste e Zé Filho, diretor Criativo Ahazando.

Painel “Novos Modelos de Negócios da Moda”

Como funcionam os novos modelos de negócios da moda? Esse é o questionamento central do painel “Novos modelos de negócios da moda”, que discutirá o processo de transição do mercado, que está levando os consumidores a tomarem ações cada dia mais conscientes, associadas a criação de um novo estilo de vida, marcadamente com foco no meio ambiente e na ética social. O debate será mediado pela Lorena Delfino, pesquisadora e Consultora de moda sustentável e representante do Movimento Fashion Revolution Fortaleza, e conduzido por Marilia Mendonça Diniz, técnica da Unidade de Inovação e Sustentabilidade do Sebrae-CE, por Sávio Ewan, empreendedor da empresa Enroupe e por Larissa Teixeira, empreendedora do Brechó 55, a partir das 17h, encerrando o segundo dia de evento.

Painel “O Profissional de Moda Atual e as Exigências do Mercado”

O mercado de trabalho tem exigido cada vez mais dos profissionais que atuam no mundo da moda. Muitas empresas buscam pessoas versáteis que, além de criarem novas tendências de vestuário, também possam assumir outras funções coordenando, planejando e supervisionando processos de produção. Por isso, para se destacar no mercado, os profissionais devem estar atentos, buscando atender as novas exigências do mercado como um todo.

E, seguindo esse pensamento, a CFT traz, em seu último dia de evento, 16 de maio, a partir das 15h, o painel “O Profissional de Moda Atual e as Exigências do Mercado”. Haverá discussão sobre os diferenciais e exigências existentes no mundo da moda e como os profissionais devem se preparar e agir para se destacarem diante da concorrência. O momento será conduzido por Ana Maria Castelo, acionista do Grupo Turma da Malha; Ana Luiza Ximenes Dias, diretora Comercial do Grupo Ponto da Moda; Renan Ximenes, coordenador do Projeto Lab Ponto da Moda e Paulo Rabelo Pinheiro, diretor de Operação da Benatêxtil, com mediação de Karol Mota, professora do curso de Design de Moda e coordenadora da Central de Carreiras e Oportunidades da UNIFOR e Danielle Caldas – professora do curso de Design de Moda da UniAteneu e consultora do SENAI/CE.

Senai Ceará na Ceará Fashion Trade

A Ceará Fashion Trade contará com 3 áreas assinadas pelo Senai/CE onde o visitante terá uma compreensão da moda em quase sua totalidade, indo do início à finalização de um produto, a partir da construção do tecido.

Mini Fábrica de Confecções – neste espaço será possível compreender todo o processo inicial de uma indústria de confecções do vestuário, abrangendo as etapas principais que consistem em:

O Setor de Criação (design) – onde poderá ser demonstrado a pesquisa de moda, as cartelas de cores, o desenho de moda e técnico na ficha técnica de desenvolvimento.

O Setor de Desenvolvimento – que abrange a modelagem bidimensional / plana e a tridimensional / moulage, com exemplos das técnicas e o resultado inerente a esta área da empresa.

No mesmo espaço do setor teremos a demonstração da pilotagem ou prototipagem, onde se executa a costura/montagem da primeira peça de uma empresa de confecção – em máquinas de última geração do parceiro do evento Ceará Moda Contemporânea – SILMAQ, durante a ação do evento os visitantes poderão acompanhar a execução da peça (blusa/camisa de malha).

Para finalizar as atividades do setor, temos a oficina de serigrafia que está ligada ao processo de beneficiamento de produto proposto no setor de criação, os participantes poderão acompanhar a execução de uma estampa e recebe-la ao término do tour do processo produtivo.

Além do processo de criação e desenvolvimento do setor do vestuário, será oferecida uma demonstração das técnicas de construção dos produtos do setor têxtil via teares manuais.

Programação

Terça-feira (14)

Centro de Eventos do Ceará – CFT

15h – Solenidade de Abertura
15h30 – Painel “Como driblar os desafios e inovar nos setores têxtil e de confecção”.
17h – Concurso Ceará Moda Contemporânea

Quarta-feira (15)

Centro de Eventos do Ceará – CFT

16h – Painel “Omnichannel e Customer Centricity – Novas Estratégias para um Novo Consumidor”
17h – Painel “Novos Modelos de Negócios da Moda”

Quinta-feira (16)

Centro de Eventos do Ceará – CFT

15h – Painel “O Profissional de Moda Atual e as Exigências do Mercado”
16h – Desfile UniAteneu
17h – Desfile Unifor

DFB Festival e Ceará Fashion Trade APRESENTAM A Passarela da Indústria!

Com a proposta de fortalecer os setores envolvidos e valorizar o protagonismo da moda à frente do desenvolvimento econômico e social do estado, a Ceará Fashion Trade (CFT) estabeleceu uma forte parceria com o DFB Festival. Juntos, os dois eventos construíram o Projeto da Passarela da Indústria, que contará com 3 desfiles no line up do DFB Festival.

LOCAL: Aterro da Praia de Iracema – DFB Festival

Quarta-feira (15)
21h
FIEC apresenta: Água de Coco

Quinta-feira (16)
19h30
Sinditêxtil apresenta:
Jangadeiro Têxtil

Sexta-feira (17)
19h30
Sindroupas apresenta:
Matias

Serviço
O quê: Ceará Fashion Trade 2019
Quando: 14 a 16 de maio, das 14h às 20h
Onde: Centro de Eventos Ceará – Pavilhão Oeste – portão A – Salão Taíba – (Avenida Washington Soares, 999, Edson Queiroz)
Inscrições pelo site: www.cearafashiontrade.com.br
Informações: 85 3261.1111/cft@ikone.com.br

Texto: Eduardo Sousa com informações da assessoria | Fotos: divulgação

Tagged in:

,