Prof. Luis Cintra

Prof. Luis Cintra

A Fisioterapia começou a ser praticada no Brasil no final do século XIX no Rio de Janeiro na “Casa das Duchas”, idealizada pelo médico Arthur Silva. No início do século XX, mas precisamente em 1919, foi fundado o Departamento de Eletricidade Médica pelo professor Raphael de Barros na Faculdade de Medicina da USP. Passaram 10 anos e em 1929 foi fundado o Serviço de Fisioterapia do Instituito Radium Arnaldo Vieria de Carvalho pelo Dr.Waldo Rolim de Morais no local do hospital Central da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Naquela época, os médicos eram os profissionais que realizavam os procedimentos fisioterapêuticos.

Com o aumento do número de pacientes, foi observado que esses profissionais precisavam de “auxiliares” que conduziriam o paciente ao longo dos procedimentos prescritos. Então, em 1951, Waldo Rolim de Morais planejou o  1º curso de Fisioterapia do Brasil com o  objetivo de formar técnicos em fisioterapia, funcionava no 7º andar do instituto da criança. O curso era ministrado pelos próprios médicos do hospital. Os alunos eram avaliados por médicos e enfermeiros. Esse curso permaneceu até 1958. Em 1956 a Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação, no Rio de janeiro, cria o primeiro curso de Fisioterapia de nível superior do país, no Rio de Janeiro. Podemos relatar que tanto o surto de Poliomielite como a 2º Guerra mundial foram grandes molas na criação da profissão de Fisioterapeuta.

No inicio dos anos 60, um parecer do MEC forneceu as primeiras exigências curriculares para o curso de “técnicos em reabilitação”. A fisioterapia acabou sendo reconhecida como profissão no final dos anos 60, para se mais preciso pelo decreto 938 de 13 de outubro de 1969.

Atualmente, a fisioterapia completa 40 anos de regularidade e vem ganhando um espaço muito importante na saúde pública.

Infelizmente, existem grupos que ainda não conseguiram entender a verdadeira importância do profissionalismo em nossa área. Acadêmicos de fisioterapia, mal informados, lotam as grandes clínicas de fisioterapia e realizam procedimentos sem a devida supervisão legal. Comportam-se na realidade como os “auxiliares de fisioterapia” do começo do século XX. É preciso que o usuário do serviço de saúde suplementar não aceite essa situação, pois são inúmeros os erros cometidos por esses “falsos profissionais” que “iludidos” abandonam os conceitos acadêmicos, e se especializam em ligar e deslizar equipamentos. Por isso, denunciei ao CREFITO, fone (85) 32411456 se você está sendo atendido por essas pessoas. Lembre que a sua saúde deve estar sempre em 1º lugar e que os órgãos de classe devem fazer o seu papel fiscalizador.  

Autor: Dr. Luis Henrrique Cintra.

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles