Fisioterapia & Saúde

Temos que Agir URGENTE.

577 9

Nova enquete da Agência Senado trata de projeto que regulamenta profissão de médico

O projeto de lei do Senado (PLS 268/02) que altera a regulamentação da profissão de médico é o tema da nova enquete da Agência Senado em parceria com a Secretaria de Pesquisas e Opinião Pública do Senado (Sepop). A enquete – “você é a favor ou contra a regulamentação do exercício da medicina nos termos do projeto PLS 268/02?” – ficará no ar até o fim de dezembro e pode ser acessada na página principal da Agência.

O chamado projeto do “ato médico”trata das atividades restritas aos médicos e tem provocado debates também entre os demais profissionais do setor de saúde. Durante a tramitação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em 2006, a relatora, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) preferiu retirar do texto a expressão “ato médico”, dada a polêmica envolvida. Em seu lugar, a relatora usou a expressão “atividades privativas dos médicos”.

Da Redação / Agência Senado

Esse é um momento da sociedade se manifestar a favor da autonomia dos profissionais de SAÚDE. Votem na enquete no site do Senado Federal:

Vejam como votar. Entrem no link: http://www.senado.gov.br/agencia/default.aspx?mob=0

Está localizado no lado direito do site do Senado Federal. Vamos mostrar nossa força Brasil, por uma SAÚDE digna e respeitando o direito de todos.

9 Comentários

  • Patrick Rocha disse:

    Do ponto de vista do usuário e cliente de serviços diversos na área da saúde acho um absurdo este tipo de “reserva de mercado” pois só trará benefícios aos próprios médicos. É preciso que a sociedade tenha consciência de que os médicos não são donos da verdade nem do conhecimento e que outros profissionais de saúde podem e de fato tem muito mais conhecimento sobre determinados assuntos que eles.

    Aproveito para parabenizar mais uma vez o Dr. Jorge pelo BLOG e pelo lançamento do site da FISIOVIDA. Grande abraço

  • Patrício Teixeira disse:

    Amigos precisamos nós unir para combater esse projeto de lei, agora está nas nossas mãos!!!

    Vamos juntos votar contra!

  • Ewertom disse:

    Leiam atentamente o texto abaixo que recebi do SINDICATO DOS ACUPUNTURISTAS DO RIO DE JANEIRO.

    O PL 7703/06 que tramitou e teve aprovado o substitutivo na Câmara dos Deputados seguiu para o Senado e agora recebeu o nome e n º SCD 268/02.

    Este já teve seu relator designado, conforme nota abaixo Não confundir com o texto original do senado que é o PLS 268/02.

    02/12/09 SCD 268/02 – (Ato Médico) No senado – CCJ – Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania

    MATÉRIA COM A RELATORIA
    Distribuído ao Senador Antonio Carlos Valadares ( PSB – SE), para emitir relatório.
    Diz o texto do SCD 268/02 ( antigo PL 7703/06 no parágrafo 7)
    § 7º São resguardadas as competências específicas das profissões de assistente social, biólogo, biomédico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, profissional de educação física, psicólogo, terapeuta ocupacional e técnico e tecnólogo de radiologia e outras profissões correlatas que vierem a ser regulamentadas.

    O senado irá votar entre o PLS 268/02 e o SCD 268/02 . Por este parágrafo, incluído no SCD 268/02 sugiro aos acupunturistas que esperam e lutam para que a acupuntura seja regulamentada, que optem por este texto, apesar de também não ser ideal para a acupuntura, mas que permitirá que nos esforcemos ao máximo para conseguir regulamentar a acupuntura.

    Portanto, muita atenção na hora de votar. Caso a enquete refira-se ao PLS 268/02 DEVEMOS VOTAR CONTRA, mas caso ela refira-se ao SCD 268/02 DEVEMOS VOTAR A FAVOR.

  • Ewertom disse:

    Até o momento 28.153 pessoas votaram o placar é:

    50,01% – A favor
    49,99% – Contra

    Divulguem essa enquete para o maior número de pessoas possível.

  • Chocada disse:

    Incrível a quantidade de ignorância reunida aqui. Não sei no que regularizar uma profissão (quando a SUA já é devidamente regularizada) lhe prejudica. Especialmente chocante achar que os médicos impedem os fisioterapeutas de fazer alguma coisa quando as atividades privativas do médico são:
    Entre as 15 atividades privativas, estão a definição do diagnóstico e a prescrição terapêutica; a indicação e execução da intervenção cirúrgica; a entubação traqueal; a execução de sedação profunda e de anestesia geral; a realização de perícia médica e exames médico-legais e a atestação médica de condições de saúde e de óbito.

    Qual é o fisioterapeuta que foi formado pra fazer qualquer dessas atividades acima? Nunca conheci nenhum profissional da área de respeito que se dissesse apto a dar diagnósticos médicos ou fazer cirurgias.

    Sinceramente, é lamentável.

  • Chocada disse:

    Como eu disse, é MUITA ignorância junta:

    § 7º São RESGUARDADAS as competências específicas das profissões de assistente social, biólogo, biomédico, enfermeiro, farmacêutico, FISIOTERAPEUTA, fonoaudiólogo, nutricionista, profissional de educação física, psicólogo, terapeuta ocupacional e técnico e tecnólogo de radiologia e outras profissões correlatas que vierem a ser regulamentadas.

  • Viviane disse:

    Olá Ewerton, a enquete trata da PLS mesmo.
    qdo eu votei, o contra estava c mais votos.

  • Erika disse:

    Atenção!! Vi úm anúncio no site do conselho de fisioterapia (crefito5), sobre esta enquete que o senado está fazendo, dizendo que isso não passa de uma armadilha! Antes de votar, dê uma olhada e pense bem!
    http://www.crefito5.com.br/

  • joaquim disse:

    Gente a enquete trata da SCD e não da PLS!!!!

    “Você é a favor ou contra a regulamentação do exercício da medicina nos termos do projeto SCD 268/02 (Ato Médico)?”

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *