Fisioterapia & Saúde

Ato de Desrespeito com a Fisioterapia.

420 3

Não recebemos nenhuma manifestação por conta do CREFITO 2 quanto aos auxiliares de reabilitação flagrados em reportagem da Globo já a um mês denunciado por esse blog, agora essa autarquia tem a coragem de colocar em seu site na página principal o mesmo vídeo com o seguinte tema: Fisioterapeutas querem mais vagas na rede pública de saúde. Será mesmo que querem? Não é  melhor contratar auxiliares? Acho que a forma encontrada pelo CREFITO 2 foi criar um manifesto solicitando mais vagas para fisioterapeutas, dessa forma como em tudo nesse país oferecendo um jeitinho brasileiro na busca de mudar a direção da denúncia, não nos subestimem, o que esperamos são providências para  essa prática de auxiliar ser extinguida do Rio de Janeiro.

 Vejam o Vídeo:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1141461-7823-FISIOTERAPIA+E+FORTE+ALIADA+NA+PREVENCAO+E+RECUPERACAO+DE+LESOES,00.html

3 Comentários

  • Deborah Brito disse:

    Descaso total!

  • Ewertom disse:

    O que nós, enquanto profissionais de outra jurisdição podemos fazer a respeito?

    Abraços!

  • Dr.Liberato Neto-Fisioterapeuta disse:

    Prezados Fisioterapeutas responsáveis e conscientes de sua deontologia,bom dia.

    Não é de se espantar que o senso comum ache muito fácil “fazer” fisioterapia.Nossa regulamentação ,embora balzaquiana,ainda é pouco respeitada pelo público alvo:os pacientes.Principalmente os do SUS.Não tenho a intensão de criticar o sistema.Porém a Fisioterapia verdadeiramente eficiente e eficaz,como todos concordamos,é impossível de ser realizada em atendimentos de 15 minutos apenas”ligando” e desligando os aparelhos sucateados.Frizei entre aspas a palavra ligar pois, infelismente em alguma clínicas ,o U.S. apenas espalha o gel.Não estou denegrindo a nossa imagem.Não tenho tendências suicidas.O que precisamos é termos mais cuidado com o nosso campo de atuação pois,inadvertidamente,em clínicas populares de fisioterapia,o próprio dono da clínica,sendo um fisioterapeuta,permite a atuação de pessoas que não são habilitadas ,muito menos graduadas para exercer a profissão.
    Ora,oque podemos fazer???
    1-FISCALIZAÇÃO INTENSIVA
    2-DENÚNCIA FORMAL AOS CONSELHOS
    3-CONSCIENTIZAÇÃO DOS PACIENTES PARA DENUNCIAREM OS FALSOS FISIOTERAPEUTAS
    4-MOSTRARMOS MAIS AINDA À SOCIEDADE O NOSSO ORGULHO EM SERMOS O PROFISSIONAL QUE SOMOS
    Sei que muitos já fazem isso há muito tempo,em todo o país.O que é muito bom!
    A valorização profissional deve partir de nós mesmos.
    As críticas ,por mais chocantes que possam ser contra a nossa capacidade terapêutica e por mais que se originem de outros profissinais da área da saúde,precisam ser vistas na ótica acadêmica,racional,impessoal,avaliando como nós estamos fazendo nosso branding,nosso micromarketing,como estamos divulgando a nossa imagem profissional.
    A prevensão deste mal social ,os falsos fisioterapeutas,está,assim como a terapêutica cineticofuncional,em nossas mão.Usemo-las!

    Que Deus abençôe a todos.Paz e Bem!

    Dr. Liberato Neto

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *